TJPE ordena segurança em bancos.

Norma dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras.

 /

O grupo de trabalho formado por Ministério Público, Prefeitura do Recife, Secretaria de Defesa Social e Procon e que tenta obrigar os bancos do Recife a cumprir legislação que garanta maior segurança nas agências teve uma vitória na Justiça. A Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) julgou improcedente Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) contra a lei municipal número 17.647.

A norma dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de dispositivos adicionais de segurança pelas instituições bancárias e financeiras. Na ação, a Febraban argumenta que a lei ofende as Constituições de Pernambuco e Federal.

O relator do caso, desembargador Leopoldo Raposo, afirmou em seu voto que o município não ultrapassa os limites de sua competência através da lei, uma vez que trata da segurança de seus munícipes.

A Febraban ainda pode recorrer da decisão.


Comentários