Venda ilegal de munições americanizadas ao Brasil é investigada pela PF

 

A Operação Golden Gate foi deflagrada, nesta quinta-feira (29), pela Polícia Federal em conjunto com a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations - HSI) e a Agência de Aduanas e Proteção de Fronteiras (Customs and Border Protection - CBP) dos Estados Unidos. O objetivo é combater o tráfico internacional de munições.

De modo geral, os agentes cumprem 7 mandados de busca e apreensão em Goiânia (GO) e Trindade (GO) e 1 mandado de prisão em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos. Segundo a investigação, em setembro de 2021, no decorrer da fiscalização da Receita Federal no Porto de Santos (SP), mais de 12 mil munições de uso restrito foram identificadas em um contêiner vindo dos Estados Unidos, de propriedade de um morador de Goiânia. 

Conforme a PF, as munições foram adquiridas nos Estados Unidos, acompanhadas de notas fiscais de compra emitidas neste país, em nome de moradores de Goiás. Com isso, a corporação e a HSI identificaram que dezenas de outros contêineres, gerados dos Estados Unidos, também destinados a moradores de Goiás, adotaram o mesmo padrão de remessa nos meses seguintes.

Vale lembrar que munições de arma de fogo são produtos controlados e, por essa razão, a importação delas para o Brasil depende de prévia autorização do Exército Brasileiro.

Comentários