Alopecia: remédio para artrite faz cabelo voltar a crescer, mostra estudo

 


O remédio baricitinibe, comum no tratamento de artrite, mostrou-se promissor no crescimento do cabelo de pacientes com alopecia areata. Este é o resultado de um estudo recente feito por pesquisadores internacionais e publicado na prestigiada revista científica The New England Journal of Medicine. Durante a pesquisa, o cabelo de um em cada três voltou a crescer. PUBLICIDADE 

alopecia é um distúrbio autoimune que provoca a queda de cabelo repentina. A doença ganhou notoriedade esta semana após o ator Will Smith dar um tapa na cara de Chris Rock, durante a cerimônia do Oscar, depois de o comediante fazer uma piada sobre a cabeça raspada de Jada Smith, que sofre do problema.  

Em dois estudos randomizados, um total de 1.200 pessoas com alopecia grave receberam uma dose diária de baricitinibe (4 miligramas ou 2 miligramas) ou placebo. Após 36 semanas, um terço dos participantes da dose mais alta viram o cabelo crescer novamente, enquanto ambos os grupos de tratamento viram uma melhora no crescimento do cabelo em comparação com o placebo.

O crescimento do cabelo foi medido usando a ferramenta Severity of Alopecia Tool (SALT), uma escala de 0 (sem perda de cabelo no couro cabeludo) a 100 (perda completa de cabelo no couro cabeludo). Todos os participantes do estudo inicialmente tiveram uma pontuação de pelo menos 50, mas ao final dos nove meses, 35% das pessoas com a dose mais alta e 20% das pessoas com a dose mais baixa tiveram uma pontuação de 20 ou menos. 

No entanto, o remédio apresenta efeitos colaterais. Os voluntários relataram o aparecimento de acne durante o estudo e níveis mais elevados de colesterol. Outro impacto é que o medicamento pode tornar seus consumidores mais suscetíveis a infecções, já que ele inibe um componente do sistema imunológico. 

A alopecia é uma condição autoimune que faz com que as pessoas percam alguns ou todos os cabelos do couro cabeludo e/ou do corpo. Ela pode afetar pessoas de qualquer sexo, etnia e idade, embora seja mais comum em pessoas com menos de 40 anos.

Embora a alopecia e a artrite possam não sejam doenças afins, ambas envolvem o sistema imunológico do corpo atacando suas próprias células. Nas pessoas com alopecia, as células protetoras atacam os folículos capilares, levando à rápida perda de cabelo.

Aprovado para o tratamento de artrite, o baricitinibe é um medicamento que reduz a resposta do sistema imunológico, diminuindo a ação de enzimas que promovem a inflamação. No caso da artrite reumatoide, ele evita o surgimento de lesões nas articulações, além de aliviar os sintomas de da doença, como dor, rigidez e inchaço das articulações.

A Anvisa aprovou também o uso do remédio para casos de Covid-19 nos quais o paciente necessita receber oxigênio por máscara, cateter nasal ou que precisa de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não-invasiva. O remédio atua diminuindo a inflamação e os danos que o coronavírus causa nas células.

Na quarta-feira, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) deu aval positivo para a incorporação do baricitinibe no Sistema Único de Saúde (SUS) no tratamento da Covid-19. Este é o primeiro remédio aprovado pelo órgão contra a doença. Cabe ao Ministério da Saúde incorporar ou não a medicação ao SUS, já que o comitê tem caráter consultivo.

Fonte - Folha/PE

Comentários