Ousadia em prédios de luxo. Bandidos arrombaram até onde mora o chefe da Polícia Civil de Pernambuco

 

A polícia está investigando uma onda de arrombamentos em edifícios de luxo localizados no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Três casos confirmados, além de algumas tentativas, estão sob apuração. As investidas teriam sido praticadas por duas adolescentes, com apoio de pelo menos mais três homens, que ficavam do lado de fora. 

As garotas acabaram apreendidas na tarde do último domingo, no momento em que tentavam arrombar um apartamento na Avenida Boa Viagem. O JC apurou que o condomínio onde mora o chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Nehemias Falcão, também foi alvo do grupo, na última sexta-feira. Por motivo de segurança, os nomes dos edifícios não serão revelados.

As adolescentes – uma de 15 e outra de 16 anos – teriam vindo de São Paulo para o Recife, há pelo menos uma semana, para participarem desses arrombamentos. “Elas [adolescentes] batiam nas portas dos apartamentos. Se alguém atendesse, conversavam e iam para outro apartamento. Caso ninguém abrisse a porta, elas pegavam a chave de fenda, arrombavam o apartamento e furtavam os objetos. Elas não chamavam a atenção, porque estavam bem vestidas e de máscara”, explicou o tenente Mickson Pereira, do 19º Batalhão da Polícia Militar.

Ainda de acordo com a corporação, as investigações apontam que pelo menos dois homens ficavam do lado de fora para dar cobertura às adolescentes, além de um terceiro, que atuava como motorista e ajudava na fuga.

A investida ao condomínio onde mora o chefe da Polícia Civil ocorreu no horário da manhã. As adolescentes conseguiram acessar o edifício de luxo com facilidade. Elas se apresentaram na portaria dizendo que iriam visitar um morador. Depois foram até um apartamento, que ainda não se sabe se foi escolhido aleatoriamente, e conseguiram subtrair vários pertences – como joias e celular. Elas usaram uma chave de fenda. No local, mora um jornalista com a família. Uma perícia do Instituto de Criminalística (IC) já foi feita no local. O prejuízo material ainda está sendo calculado pelas vítimas.

O delegado seccional de Boa Viagem, Felipe Monteiro, explicou que as adolescentes já estavam sendo procuradas pela polícia. “Já havia mandados de busca e apreensão por casos semelhantes registrados no Rio de Janeiro e em São Paulo. Elas se valiam da fragilidade na segurança dos prédios para ter acesso, a partir da interação com os porteiros.  Outros possíveis integrantes do grupo estão sendo investigados”, disse.

Monteiro pontuou ainda que a primeira denúncia de arrombamento foi registrada no último dia 23. “Estamos analisando imagens de câmeras de vários prédios.” O delegado Alfredo Jorge está à frente do caso.

Após serem apreendidas, as adolescentes foram encaminhadas para o Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA), na Boa Vista, área central do Recife, onde teriam confessado os arrombamentos. Lá, uma policial civil do Rio de Janeiro, que já estava investigando os arrombamentos, acompanhou os relatos.

Segundo a Polícia Civil de Pernambuco, as adolescentes foram autuadas em flagrante por ato infracional equivalente ao crime de tentativa a roubo em residência. Elas foram apresentadas, ontem, ao Ministério Público de Pernambuco. O destino das garotas será definido junto à Vara da Infância e Juventude da Capital.

Aumento

Os Crimes Contra o Patrimônio (CVPs), que englobam os roubos e furtos, voltaram a crescer pelo terceiro mês consecutivo em Pernambuco. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social (SDS), 4.039 roubos e furtos foram contabilizados pela polícia no último mês de outubro. Já no mesmo período de 2020, foram 3.934 ocorrências desse tipo.

Apesar do aumento dos casos, observado nos meses de agosto, setembro e outubro, o Estado acumula uma pequena queda dos índices no acumulado dos dez primeiros meses do ano. De janeiro a outubro deste ano, foram 43.067 registros de CVPs. No mesmo período de 2020, foram 44.737. A redução é de 3,7%. 

Fonte - Jc Online

Comentários