Sobradinho tem a maior vazão em sete anos

 


A vazão do Rio São Francisco, a partir do Reservatório de Sobradinho (Bahia), é maior dos últimos sete anos. Desde a última quinta-feira (5), a barragem libera 2.900 metros cúbicos por segundo (m³/s). São 300 m³/s a mais do que o volume do início desta semana, sinalizando para o fim da maior crise hídrica da bacia hidrográfica do rio.

O aumento da vazão atende as diretrizes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), segundo a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf). E acontece no começo do período chuvoso na bacia hidrográfica, agora em novembro, e com o término previsto para abril do próximo ano.

Ao liberar mais água de Sobradinho, a Chesf minimiza o rebaixamento do nível do Reservatório de Itaparica, da Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga, que fica em Petrolândia, no Sertão pernambucano. O objetivo é manter o armazenamento do reservatório em 30% de seu volume útil.

Em valores absolutos, este percentual do volume útil significa 10.647.000 m³ de água no Reservatório de Itaparica. A barragem, cuja operação começou em junho de 1988, tem uma área normal de 828 quilômetros quadrados (km²).

Por sua vez, a vazão de Xingó, em Sergipe, será mantida em 2.300 m³/s, podendo chegar a 3.000 m³/s. A Chesf adianta que a mudança dependerá da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com o aumento da vazão, ampliando o leito do rio, a Chesf orienta a população para não ocupar as áreas ribeirinhas situadas na calha principal do São Francisco. Isso no trecho que se estende Sobradinho até a foz, entre os municípios de Piaçabuçu, em Alagoas, e Brejo Grande, no estado de Sergipe.

Fonte - DP

Comentários