Bolsonaro se aproxima do número de pedidos de impeachment de Collor


O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) está próximo de igualar o número de pedidos de impeachment que teve o ex-presidente Fernando Collor – primeiro presidente a sofrer um processo de impeachment, ainda na fase inicial da redemocratização brasileira. 

É o que revela um levantamento realizado pelo site Poder 360º com informações solicitadas à Secretaria Geral da Mesa da Câmara via Lei de Acesso à Informação. Segundo a publicação, a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi alvo de 68 pedidos, enquanto Collor teve 29. 

Na atual legislatura, até 22 de abril, Bolsonaro contava com 25 pedidos. Contudo, novos pedidos de impeachment contra Bolsonaro foram anunciados nesta sexta-feira (25). As acusações do ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, de que o presidente tentou interferir politicamente na Polícia Federal motivou o anúncio de três novos pedidos.

Políticos da Rede, do PSB e a deputada federal Joice Hasselmann (PSL) - ex-aliada de Bolsonaro – anunciaram que protocolaram solicitações de afastamento presidencial. Contudo não é possível verificar o procedimento já foi efetivado uma vez que não existem mecanismos de transparência ativa que permitam a consulta imediata dessas informações.

Com isso, o atual presidente chegaria a 28, apenas um a menos que Collor. Os pedidos de impeachment são protocolados na Câmara dos Deputados. Quem decide se dá andamento ao processo ou não é o presidente da Casa – cargo ocupado por Rodrigo Maia (DEM).

Comentários