Natal deve gerar 76,5 mil empregos

As expectativas para o Natal aumentam conforme a inflação cai e a geração de empregos cresce no Brasil. Nova projeção de vendas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) indica que o período vai movimentar R$ 34,5 bilhões, crescimento de 2,8% em comparação com o ano passado. De acordo com a CNC, a expectativa positiva deverá impactar na contratação de trabalhadores temporários, com previsão de crescimento de 72,7 mil para 76,5 mil vagas. Já o salário de admissão deverá chegar a R$ 1.211,00, 2,4% maior, em termos nominais, em relação ao Natal anterior.
As maiores ofertas de trabalho serão em vestuário e calçados (49,6 mil vagas); hiper e supermercados (14,1 mil); e lojas de artigos de uso pessoal e doméstico (8,9 mil). Quanto às vendas, os segmentos de hiper e supermercados deverá ter o maior faturamento (R$ 12,3 bilhões); seguido por lojas de vestuário (R$ 8,3 bilhões) e de artigos de uso pessoal e doméstico (R$ 5,2 bilhões); totalizando cerca de 75% das vendas natalinas deste ano. Cosméticos e perfumaria vai corresponder ao maior aumento real das vendas (+4,3% em relação à mesma data de 2017).

O 13º salário vai injetar R$ 6,2 bilhões na economia de Pernambuco. De olho no clima de Natal, os shoppings já têm estratégiasdelimitadas para atrair o cliente nesse momento em que a intenção de consumo das famílias está mais elevada. O Shopping Recife, por exemplo, investiu R$ 3,8 milhões em ações natalinas. Com a chegada do Papai Noel, no próximo domingo, 4, e o circuito “Natal Pelo Mundo”, disponível a partir da próxima terça-feira (6), o centro de compras espera receber mais de 4 milhões de clientes durante todo o período. A expectativa é um aumento de 10% nas vendas em relação ao Natal do ano passado. O shopping deve contratar 100 funcionários temporários, e, somando às operações das lojas, cerca de mil no total.

Já o Natal dos Anjos do Shopping Guararapes contou com investimento de R$ 2 milhões, com direito a parque temático e trenzinho. O Plaza Shopping lança o Natal das Luzes, em alusão à francesa Paris, na quinta-feira, 8, da semana que vem. Com o tema “Brincadeiras de Natal”, o Shopping Tacaruna investiu R$ 2 milhões em decoração, ações culturais e de entretenimento e publicidade para o período festivo. A inauguração é neste sábado (3), quando o Papai Noel chega ao mall. A expectativa é de um aumento de 10% nas vendas e 5% no fluxo de pessoas em relação ao Natal do ano passado.
O recém-aberto Shopping Patteo Olinda investe mais de R$ 2 milhões no seu primeiro Natal, inaugurado no domingo (4), com a temática “Natal dos Brinquedos Gigantes”. A família vai poder brincar e interagir com objetos em tamanho gigante – caixas de brinquedo, ursão de pelúcia, dados de letras, gira-gira, caminhão com escorrega, uma cadeira gigante com 4,5 metros de altura e uma televisão antiga com 3 metros. A expectativa do centro de compras é de registrar crescimento de 15% no fluxo de pessoas em relação aos meses anteriores.
Tecnologia

Aliado às demais atividades, alguns shoppings investem também em aplicativos para o período natalino. O Shopping Recife disponibiliza, a partir do dia 14, o app Amigo Secreto, para iOS e Android. Através das contas no Facebook e WhatsApp, o usuário pode criar grupos para fazer sorteio, listas de presente e outras facilidades.

Comentários