CPRH homenageia dez trabalhos com o Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2018


Comissão julgadora escolheu os ganhadores nesta segunda (4) e a premiação será no dia 15, dentro das comemorações do Mês do Meio Ambiente.

Um programa que realiza coleta seletiva de óleo de fritura em 47 municípios do Estado, além de Fernando de Noronha; um projeto de tratamento e reuso da água gasta em um estádio de futebol; uma equipe de Educação Ambiental que conscientiza e trabalha no combate ao tráfico de animais silvestres; uma Patrulha Ambiental Itinerante que atua na região do Araripe; um líder que motiva escoteiros mirins a proteger a natureza na Mata Sul; o desenvolvimento de uma solução de  biodetergente  para correta remoção de resíduos de petroderivados gerados em ambientes industriais; um programa de recuperação da  biodiversidade realizado por uma indústria automobilística em parceria com pesquisadores universitários;  um trabalho de educação com uma horta escolar; um registro fotográfico na caatinga; e uma plataforma de notícias ambientais na área de Aldeia.

Estes são os projetos vencedores do Prêmio Vasconcelos Sobrinho 2018, definidos em julgamento realizado na manhã desta segunda-feira (4), na sede da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). A entrega da premiação será no próximo dia 15, a partir das 15h, em solenidade no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Pernambuco (Sinduscon/PE), na Ilha do Leite.

Todos os projetos concorrentes – nas diversas categorias – foram julgados por uma comissão julgadora formada pela analista em gestão ambiental Sylvia Nino, da CPRH; pelo agrônomo e analista ambiental Élcio Barros, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas); a gerente de Unidades Protegidas da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente da Prefeitura do Recife, Maíra Braga; a química industrial Sérgia Marcela Washington, da Produquímica Indústria e Comércio S.A; e pela jornalista Bruna Oliveira, do Consórcio PPA, gerenciadora do PSA-Ipojuca – Programa de Saneamento Ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca.

Em sua 28ª edição, o Prêmio Vasconcelos Sobrinho é uma homenagem que o Governo de Pernambuco, por meio da Semas e da CPRH,  presta anualmente a pessoal físicas, empresas e instituições que realizam projetos com o objetivo de promover a melhoria das condições ambientais ou desenvolvam ações socioambientais. Lembra o legado do pernambucano João Vasconcelos Sobrinho (1908-1989), um dos pioneiros na área de estudos ambientais no Brasil. Posteriormente, os trabalhos vencedores deste ano serão mostrados em postagens no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br).
 
OS PREMIADOS NO VASCONCELOS SOBRINHO 2018 POOR CATEGORIA  

Bem-Estar Animal
- Trilogiabio – André Luiz

Destaque Empresarial
 - Como tornar possível resíduo zero – Flávia Moura (ASA)

Destaque Municipal
- Estádio Sustentável – Elias da Silva (Afogados da Ingazeira)

Imprensa
- Divulgação de notícias de  cunho ambiental – Tatiana Marques Portela (PorAqui Aldeia)

Iniciativa Comunitária
- Patrulha Ambiental Itinerante Regional do Araripe – Marques Jacob Pereira

Inovação Tecnológica
- Solução de Biodetergente Inovadora e Ambientalmente Correta para Remoção de Resíduos de Petroderivados Gerados em Ambientes Industriais e Oficinas – Asfora Sarubbo (Instituto Avançado de Tecnologia e Inovação – IATI)

Meio Ambiente Na Lente (fotografia)
- Flora apícola da Caatinga – Pedro de Assis Oliveira

Personalidade do Meio Ambiente
- Chefe Renato – Mais de 30 anos dedicados à proteção ao meio ambiente – Renato César Medeiros de Amorim (líder de grupo  de escoteiros)

Projetos e Práticas Educacionais Ensino Fundamental I, II e Médio
- Horta na Escola: Praticando a Interdisciplinaridade e Desenvolvendo a Sustentabilidade – Lurdinalva Pedrosa Monteiro (escola da rede municipal de São Vicente Férrer)

Responsabilidade Ambiental
- Programa de Biodiversidade – Cristiano Augusto Felix (FCA – Jeep)

Comentários