O Governo Federal anunciou, ontem (19), a inclusão de novos projetos do setor portuário no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). A medida contempla diretamente o Porto de Suape, que entra neste pacote com a licitação de dois projetos: o segundo terminal de contêineres (Tecon 2), no modelo greenfield, ou seja, totalmente novo, e o arrendamento do Pátio Público de Veículos, em modelo brownfield, com infraestrutura já construída.
O Conselho de Ministros do Programa se reuniu durante a tarde para deliberar sobre a pauta e calendário das novas licitações. Com o ingresso no programa, os projetos passam a ter acompanhamento direto e interministerial do Governo Federal, cujas próximas etapas contemplam: conclusão da modelagem dos estudos e do certame, apreciação em audiência pública e avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). Os editais de licitação dos projetos serão lançados após a conclusão destas etapas.
O Tecon 2 é o principal projeto em andamento conduzido por Suape, com investimentos privados que devem chegar a R$ 1 bilhão. “Adiantamos a conclusão dos estudos e entregamos em novembro, ao Governo Federal, o projeto atualizado. A inclusão deste projeto no PPI é resultado deste passo à frente que demos”, complementou, Marcos Baptista, presidente do Complexo Industrial Portuário de Suape.
O empreendimento será instalado em uma área com 900 metros de cais (com dois berços para atracação) e com uma retroárea de 250 mil m², com possibilidade de expansão. O terminal terá capacidade projetada para movimentar entre 1 e 1,2 milhão de TEUs (unidade de medida equivalente a 20 pés) por ano. Somada à atual capacidade do Tecon Suape, o porto poderá movimentar até 1,7 milhão de TEUs/ano.
Em 2017, Suape movimentou 460.769 TEUs, recorde na história do porto. A ideia é que, com o Tecon 2, o atracadouro possa alcançar a marca de 1 milhão de TEUs operados/ano até 2030.
Já o Pátio Público de Veículos terá novo arrendatário, que concluirá todo processo de alfandegamento, garantindo produtividade e ampliando a oferta de serviços prestados na estrutura. Em 2017, a movimentação de veículos alcançou a maior marca já registrada em Suape com 80.080 automóveis (+46% em relação a 2016). O investimento privado previsto é de R$ 10 milhões.
“Com a inclusão no PPI, nossos projetos ganham força e passam a ser reconhecidos nacionalmente como de extrema importância para o país. Agora, é seguir os ritos e caminhar para tirá-los do papel”, acrescentou o presidente.
Em andamento
O porto pernambucano já possui dois outros projetos em andamento no PPI: o Terminal de Açúcar da Agrovia do Nordeste e a ampliação do parque de tancagem de graneis líquidos da empresa italiana Decal.
A Agrovia solicitou ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC) e à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) a habilitação para movimentação de novas cargas de grãos vegetais, como malte, cevada, milho, arroz, trigo e afins. O aditivo contratual tem previsão para junho de 2018. Um novo investimento de R$ 40 milhões servirá para construção de seis novos silos para armazenagem dos grãos. A Agrovia tem capacidade de armazenagem de 750 mil toneladas/ano em retroárea de 7,25 ha (72.500m²) no Cais 5 do Porto de Suape.
Já a expansão do parque de tancagem da Decal tem investimentos de R$ 282,9 milhões. A iniciativa contemplará a construção de oito novos tanques de armazenamento de graneis líquidos. O atual terminal da Decal tem 12 tanques e capacidade de armazenar 156 mil m³ de combustíveis, derivados de petróleo e outros produtos. Com a expansão, a empresa passará a ter capacidade de comportar até 391,8 mil m³.
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