Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) mantêm queda no mês de fevereiro


Redução foi percebida, principalmente, nas investidas contra ônibus, instituições financeiras, veículos e celulares
Os índices de criminalidade continuam em queda no Estado. Com um total de 8.063 casos registrados de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs), o mês de fevereiro de 2018 apresentou uma redução de 20,5% no número de ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 10.146 casos.
Com essa queda, o número de registros diários desse tipo de crime também apresentou redução. Em fevereiro de 2017, a média diária de registro desse tipo de ocorrência chegava a 362 casos. Neste ano, o número de casos registrados por dia caiu para 287.
No grupo dos CVPs, uma diminuição significativa foi verificada nos roubos a ônibus. O declínio foi de 58% em relação ao mesmo mês do ano passado. No total, fevereiro registrou 73 investidas contra coletivos, enquanto fevereiro de 2017 terminou com 178 casos.
O número de ocorrências contra agências bancárias e carros-fortes também sofreu diminuição, quando comparado com o mesmo período do ano passado. No total, foram 6 ocorrências no último mês, contra 8 em fevereiro de 2017, ou seja, menos 25%.
“Os crimes contra o patrimônio vêm em tendência de queda desde o ano passado, graças ao trabalho qualificado e integrado das nossas operativas, principalmente, pelas ações das forças-tarefas coletivos e bancos. Nossa expectativa é que com a manutenção dos nossos investimentos, como o início do trabalho de mais de 1,3 mil policiais das Polícias Científica e Civil, que foram para as ruas já no mês de fevereiro, a sensação de segurança continue a crescer entre a população pernambucana”, comentou o secretário Antonio de Padua.
VEÍCULOS – Os roubos e furtos de veículos também seguiram a tendência dos demais crimes contra o patrimônio no mês de fevereiro. No total, foram 1.738 ocorrências registradas, um número 20,9% menor em relação ao mês de fevereiro do ano passado, quando foram notificados 2.196 casos.
CELULARES – Desde a criação do programa Alerta Celular, em março de 2017, o número de roubos desse tipo de aparelho vem apresentando queda. No mês passado, a queda foi de 7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram 3.607 roubos em fevereiro de 2018, contra 3.867 em fevereiro de 2017. No acumulado do bimestre janeiro/fevereiro, foram 22% a menos em relação ao mesmo período de 2017 (7.221, este ano, contra 9.278 no ano anterior).
Desenvolvido pela SDS, o Alerta Celular, que conta com mais de 120 mil números cadastrados, já ajudou as polícias de Pernambuco a recuperarem 1.396 celulares. Só em fevereiro último, foram 173 aparelhos resgatados.

Comentários