Pesquisa revela que salário das mulheres é cerca de 20% menor que o dos homens

Brasília A economista do Dieese Adalgiza Amaral, apresenta os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego no Distrito Federal, relativos à mulher no mercado de trabalho. (José Cruz/Agência Brasil)
Apesar de ter havido uma redução na diferença do salário entre homens e mulheres, o salário feminino é cerca de 20% menor. O resultado consta de pesquisa sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho do Distrito Federal, divulgada hoje (7) pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo o estudo, realizado numa parceria do Dieese com a Companhia de Planejamento e a Secretaria do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF, a redução na diferença de salário entre homens e mulheres se deu porque a renda do homem caiu mais do que a da mulher.
A pesquisa mostra ainda que houve aumento da participação feminina no mercado de trabalho. Em 2016. Ao todo, são 612 mil mulheres com alguma ocupação, enquanto 671 mil homens estão no mercado de trabalho no DF. Em termos percentuais, 47,7% das vagas são ocupadas por mulheres e 52.3% por homens. No quesito instrução, em 2016 36,2% das mulheres em idade ativa tinham nível superior, contra 30,5% dos homens no mesmo patamar, uma diferença de mais de 5%. Continue lendo Pesquisa revela que salário das mulheres é cerca de 20% menor que o dos homens.

Comentários