Dia Mundial de Combate às Hepatites

Uma doença silenciosa e que pode levar à morte, a hepatite é causada por um processo inflamatório no fígado e, desde 2014, já acometeu 1.588 pessoas em Pernambuco, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. O mês de Julho foi adotado pela OMS para alertar a população sobre os riscos da patologia e nesta quinta-feira, no Dia Mundial de Combate às Hepatites, várias ações estão previstas para atender a população.
Conhecido como Julho Amarelo, este mês foi adotado pela Organização Mundial de Saúde para alertar a população sobre as hepatites virais. As hepatites podem ser causadas por agentes virais, doenças genéticas e autoimunes, uso abusivo de remédios, álcool e outras drogas. Elas existem em cinco tipos, sendo as mais comuns no Brasil a A, B e C, esta última a mais grave.
O número de casos tem aumentado. Só em Pernambuco, durante o ano de 2014, 367 pessoas foram diagnosticadas com hepatite C. Já em relação a hepatite B, nos últimos cinco anos, o Estado registrou 240 casos. (O boletim epidemiológico de hepatite C de 2015 realizado pela SES não foi finalizado).

Comentários