US$ 3 milhões para vacina contra zika

                                1

O Instituto Butantan e o Ministério da Saúde dos Estados Unidos fecharam parceria para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus zika. A informação foi divulgada pelo órgão ligado à Secretaria de Saúde do estado de São Paulo. A instituição brasileira receberá investimento de US$ 3 milhões da Biomedical Advanced Research and Development Authority (Barda) – autoridade de Desenvolvimento e Pesquisa em Biomedicina Avançada -, órgão do Ministério da Saúde dos Estados Unidos, para as pesquisas da vacina com vírus inativado.
O repasse financeiro se dará por meio de acordo entre a Barda e a Organização Mundial da Saúde (OMS) para a expansão da capacidade de pesquisa e produção de vacinas no Brasil. Segundo o instituto, os recursos serão investidos em equipamentos e insumos para o desenvolvimento da vacina contra a doença. O acordo também prevê cooperação técnica entre os especialistas.
“O Butantan já vem trabalhando no desenvolvimento de uma vacina de vírus inativado. Esse tipo tem desenvolvimento científico e tecnológico mais rápidos e, por usar vírus não infectante, tem aprovação pelos órgãos reguladores, como a Anvisa, facilitada”, disse, em nota, o diretor do Instituto Butantan, Jorge Kalil.
Atualmente, a instituição está no estágio de imunização do vírus inativado em roedores. Nos últimos meses, os pesquisadores do instituto trabalharam no processo de cultura, purificação e inativação do vírus em laboratório, informou o Butantan.A expectativa do Instituto Butantan é que a vacina possa estar disponível para os primeiros testes em humanos no primeiro semestre de 2017.


Fonte: Folha-PE

Comentários