Dados do Ideb são usados para nortear educação em Pernambuco

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Os dados da última publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), de 2013, colocam Pernambuco como o estado com o quarto melhor desempenho do País. Sem dúvida, um reflexo de que as ações desenvolvidas pelos órgãos governamentais têm surtido um efeito positivo. Mas como é possível traduzir esses dados de forma que eles possam ser utilizados no processo de melhoria da Educação?
Foi esse questionamento que os gestores da Secretaria de Educação estadual fizeram para chegar à criação de uma ferramenta importante para o desenvolvimento do ensino público em todo o estado. Desde 2008, diretores de escolas, coordenadores e professores contam com as infor­­­­mações do Sistema de Avalia­­­­ção da Educação de Pernambuco (Saepe) para orienta-los sobre quais as intervenções necessárias para levar um ensino cada vez melhor aos estudantes pernambucanos.
“A gente tinha uma preocupação de que a avaliação fosse, de fato, um elemento norteador para a questão pedagógica. Avaliar por avaliar, não faz o menor sentido. Você ter um dado frio, que ninguém entende, dificilmente vai gerar alguma coisa positiva como desdobramento. Apenas mostra se a escola está perto do topo ou perto do chão. Mas e daí? O que é que se faz e como se faz para conseguir avanços?”, indaga a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana Selva.

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