Os
dados da última publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (Ideb), de 2013, colocam Pernambuco como o estado com o quarto
melhor desempenho do País. Sem dúvida, um reflexo de que as ações
desenvolvidas pelos órgãos governamentais têm surtido um efeito
positivo. Mas como é possível traduzir esses dados de forma que eles
possam ser utilizados no processo de melhoria da Educação?
Foi
esse questionamento que os gestores da Secretaria de Educação estadual
fizeram para chegar à criação de uma ferramenta importante para o
desenvolvimento do ensino público em todo o estado. Desde 2008,
diretores de escolas, coordenadores e professores contam com as
informações do Sistema de Avaliação da Educação de Pernambuco
(Saepe) para orienta-los sobre quais as intervenções necessárias para
levar um ensino cada vez melhor aos estudantes pernambucanos.
“A
gente tinha uma preocupação de que a avaliação fosse, de fato, um
elemento norteador para a questão pedagógica. Avaliar por avaliar, não
faz o menor sentido. Você ter um dado frio, que ninguém entende,
dificilmente vai gerar alguma coisa positiva como desdobramento. Apenas
mostra se a escola está perto do topo ou perto do chão. Mas e daí? O que
é que se faz e como se faz para conseguir avanços?”, indaga a
secretária executiva de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, Ana
Selva.
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