PF em Pernambuco cumpre seis mandados da 26ª etapa da Lava Jato



Ads by AddonjetAd Options
Operação Lava-Jato no Recife - 26ª etapa - Casa de Câmbio no Centro (Foto: Danielle Fonseca/ G1 PE)
Operação Lava-Jato teve como um dos alvos no Recife uma casa de câmbio no Centro. Foi a 26ª etapa.
(Foto: Danielle Fonseca/ G1 PE)
A Polícia Federal (PF)  em Pernambuco confirmou que está realizando, na manhã desta terça-feira (22), diligências que fazem parte da 26ª etapa da Operação Lava-Jato. Informações iniciais dão conta de que são seis procedimentos judiciais: Quatro mandados de busca e apreensão e dois de condução coercitiva.
Foram levados para prestar depoimento na sede da PF, no Centro do Recife, um engenheiro da Odebrecht e um dos sócios da Agência Arcos de comunicação. O primeiro é  Alexandre Biselli,  executivo da empreiteira. Ele teria realizado pagamentos de propina a agentes públicos.  Já o comunicador Antônio Carlos Vieira da Silva Junior seria ligado ao ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, detido na época do Mensalão.
Três dos quatro mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. São duas residências de suspeitos. E há também diligência em um estabelecimento comercial, uma casa de câmbio no Centro da capital. 
Esta fase é chama de Operaçáo Xepa. São Cerca de 380 Policiais Federais envolvidos. Eles cumprem 110 ordens judiciais nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais, além de Pernambuco.

Estão sendo cumpridos 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.

Os trabalhos desenvolvidos nesta manhã de terça são um desdobramento da 23ª fase. Em  decorrência da análise de parte do material apreendido,  foi possível identificar a contabilidade paralela no âmbito do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.
Os investigados conduzidos coercitivamente serão ouvidos em suas respectivas cidades, enquanto os presos serão trazidos nesta data para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.
Mais detalhes serão divulgados, ainda nesta terça-feira, durante entrevista coletiva a ser realizada em Curitiba (PR), onde estão concentradas as investigações da OPeração Lava-Jato

Comentários