Pernambuco busca parcerias nos EUA para estudar microcefalia

O secretário de Saúde de Pernambuco, Iran Costa, participa, na próxima segunda-feira (21), em Washington, Estados Unidos, de um encontro com representantes da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).  Os objetivos são fechar parcerias com instituições estrangeiras para ampliar as ações de combate ao Aedes aegypti e realizar pesquisas na área e o tratamento de crianças com microcefalia.

Outra meta é  discutir a situação das arboviroses (dengue, chikungunya e zika) em Pernambuco.  O encontro foi marcado durante a visita da diretora-geral da OMS, Margaret Chan, ao Estado, no fim de fevereiro.

Costa  está nos EUA desde o dia 13. Participa de curso sobre saúde e educação na primeira infância na Universidade de Harvard. Em Boston, ele já apresentou a pesquisadores da instituição americana o panorama dos casos de microcefalia em Pernambuco.


O Estado foi o primeiro no Brasil a detectar a mudança no padrão da ocorrência dos casos, a iniciar a investigação, a notificar e organizar o atendimento das crianças nascidas com a malformação e a elaborar protocolos para orientação dos profissionais sobre a assistência desse público, material que foi utilizado como modelo para o protocolo nacional.

Comentários