Estoque baixo de sangue preocupa HEMOPE

O HEMOPE - hemocentro de Pernambuco busca novos doadores de sangue. Entre os meses de janeiro e fevereiro, o hemocentro registrou queda nas doações, com um déficit de cerca de mil bolsas de sangue. Esta redução foi causada, principalmente, pela epidemia de arboviroses provocadas pelo Aedes Aegypti.
De acordo com a diretora do hemocentro, Yeda Maia, Diariamente, com as epidemias que estão circulando no estado e o adoecimento da população, muitos doadores regulares não estão comparecendo por estarem doentes ou cuidando de familiares. Yeda maia chama a atenção para o fato de estarmos vivendo um período de epidemias e é necessário que a população se mobilize. Antes era captada uma média de oito mil bolsas em um mês, hoje o número de doações caiu para sete mil por mês./
O HEMOPE fornece hemocomponentes para os hospitais da rede pública, garantindo o atendimento aos pacientes que estão com sangramentos, em tratamento quimioterápico e para realização de cirurgias e transplantes. O doador pode ir ao HEMOPE de segunda a sábado, das sete e quinze da manhã às seis e meia da noite, inclusive nos feriados. Também é possível agendar a doação ligando para o 0800-081-1535.

Para ser um doador, é preciso que tenha 16 anos completos e no máximo 69 anos, é obrigatória em todas as doações a apresentação de um documento oficial do Brasil, com foto. Além do hemocentro do recife, localizado no bairro do derby, os interessados podem realizar a doação também em unidades em Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Ouricuri e Serra Talhada.

Comentários