Bike PE passará por nova licitação e pode ser ampliado

1Nos próximos dias, o governo do Estado lançará novo edital para manutenção do sistema intermunicipal de compartilhamento de bicicletas, o Bike PE. O Contrato com a Serttel/Samba – que conta com apoio do Itaú Unibanco – vence em maio e, após três anos em vigor, não pode mais ser renovado, mas a empresa deve participar da nova licitação. O edital estabelecerá um mínimo de 80 estações (número atual), mas quem oferecer um número maior sairá na frente.
“Pediremos o mínimo de 80 estações (contando as 70 atuais e 10 do Porto Digital), mas se alguém oferecer um número maior, ganha. Assim, poderemos expandir”, destaca a coordenadora do Escritório da Bicicleta de Pernambuco, Rosaly Almeida. Segundo ela, o Estado também trabalha com a hipótese de investir recursos próprios na ampliação do sistema compartilhado para os municípios de Ipojuca, Paulista e Abreu e Lima. “Isso ainda está sendo desenhado, então, não entrou no edital”, diz. Atualmente, o serviço funciona em Recife, Olinda e Jaboatão.
Uma mudança prevista será a liberação gratuita das bikes para todos os usuários do cartão VEM – hoje são só estudantes e trabalhadores. Quem não tiver o cartão eletrônico deve se cadastrar no site www.bikepe.com e comprar um passe mensal de R$ 10. Se a ideia é um uso eventual, pode-se adquirir um passe diário por R$ 5 via aplicativo ou telefone.

Comentários