Mais da metade das estradas
pernambucanas (53,1%) apresenta algum tipo de deficiência e foram classificadas
como regulares, ruins ou péssimas, segundo avaliação feita na pesquisa mais
recente da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).
Foram percorridos mais de 3,1 mil quilômetros de rodovias federais e
estaduais para o levantamento. Os problemas diagnosticados pelos pesquisadores
refletem diretamente na questão da segurança das estradas e no gasto
operacional, aumentando custos de manutenção e consumo de combustível.
Segundo os pesquisadores, as condições
do pavimento chegam a encarecer em 23,7% o transporte rodoviário em Pernambuco.
A grande maioria das estradas, 85%, não é duplicada.
Os pesquisadores apontam que a PE-82, entre Timbaúba e Camutanga, na
Zona da Mata Norte; a PE-126, em Palmares, na Mata Sul; a PE-130, em Vertentes,
no Agreste; e a PE-337, que liga Flores a BR-232, no Sertão, são as com as
piores avaliações.
Algumas PEs não foram analisadas no
estudo. Por exemplo, a PE 340 que mantém uma cidade sertaneja no total
isolamento: Betânia, cuja via é o único caminho para o município, ligada à BR
232.
Com cerca de 12.500 habitantes, a população perde economicamente com a
situação da via, que agora não tem mais trechos de asfalto, carcomidos pelo
tempo e esquecimento das autoridades.
Encravada no Sertão, Betânia tem uma
peculiaridade: é uma das poucas cidades do Estado que não é rota para outra
região de desenvolvimento. Ou seja, só passa pela via quem tem acesso direto á
cidade.
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