Outubro Rosa é comemorado no IF Sertão-PE com palestra para os estudantes

Comemorado em todo o mundo, o movimento popular conhecido como Outubro Rosa, tem o objetivo de levar as pessoas, instituições e entidades maiores esclarecimentos e alertar quanto à prevenção ao câncer de mama. Sendo assim, o Campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), promoveu na tarde da última terça-feira (27), um encontro de estudantes e professores com algumas convidadas que deram depoimentos e sanaram dúvidas acerca do tema. 

No primeiro momento, a Secretária da Mulher de Serra Talhada, Mônica Cabral, apresentou aos estudantes as ações que a secretaria tem desenvolvido no município, relatou sobre o acolhimento feito as mulheres que sofrem com a violência doméstica e estimulou os estudantes a serem multiplicadores das informações passadas. Para ela, é necessário esse diálogo no ambiente escolar, sobretudo, porque os jovens podem orientar seus pais e mães de uma maneira mais convincente. “O IF Sertão-PE vem abrindo esse espaço de discussão de uma maneira muito positiva. Esse tipo de palestra vai além da grade curricular, pois, possibilita o aluno compreender melhor como pode contribuir no enfrentamento à violência contra as mulheres”, destaca.

Logo em seguida, a funcionária pública Doroteia dos Santos, deu seu depoimento acerca do período em que enfrentou o câncer de mama. Ela descreveu detalhes sobre como descobriu a doença, o tratamento e dos momentos difíceis que passou até ser curada. Para finalizar o encontro, a médica ginecologista Drª Lúcia de Fátima deu orientações específicas aos estudantes quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento deste, que é o câncer que mais mata mulheres em todo o mundo. “É importante que haja essa discussão com os jovens ainda que o curso deles não seja ligado ao tema porque é um assunto de saúde publica. Aqui nós pudemos tirar dúvida e desmitificar alguns dos tantos tabus que existem em nossa sociedade”, salientou a médica.  

Comentários