Greve: falta dinheiro nos caixas eletrônicos

A greve dos bancários completou 15 dias nesta terça-feira (20). O sindicato da categoria calcula que quase 90% das agências estão com atendimento restrito em Pernambuco. Nas agências do estado não faltam clientes reclamando por não conseguirem resolver o que precisam. Bancários e bancos ainda não entraram em acordo.

Na reunião de ontem terça-feira (20) entre sindicalistas e representantes das instituições financeiras, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) ofereceu 7,5% de reajuste, mas retirou o pagamento de abono de R$ 2.500 feito na primeira proposta.

Mas o comando nacional dos bancários, formado por sindicalistas de todo o país, considerou a proposta insuficiente e decidiu que não vai levá-la para assembleia porque está muito distante da reivindicação da categoria —16% de reajuste salarial, incluindo aumento real de 5,6%.

Negociação


A categoria pede um reajuste salarial de 16%, valorização do piso salarial de acordo com o valor estabelecido pelo Dieese, participação nos lucros e resultados (PLR), reajuste dos auxílios refeição e alimentação, redução de metas de trabalho abusivas, mais contratações, melhores condições de trabalho e mais segurança nas agências bancárias.

Comentários