Mergulhadores encontram tesouro raríssimo de preço incalculável em Israel


As autoridades israelenses anunciaram, há poucos dias, que o maior tesouro de moedas de ouro do país foi encontrado, recentemente, por uma equipe de mergulhadores nas profundezas marinhas próximas ao antigo porto romano de Cesareo.

O tesouro extraordinário, que pesa no total 9 quilos, contém duas mil moedas de ouro de diferentes denominações, distribuídas por Califado Fatímida, que governou grande parte do Oriente Médio e da África do Norte entre 909 e 1171. A respeito de sua procedência, os especialistas acreditam que ele pode ter caído de um navio naufragado, que se dirigia ao governo central, no Egito, com os impostos recolhidos e destinados à tropa militar fatímida, responsável pela proteção da cidade. Outra teoria indica que o tesouro poderia ter pertencido a um navio mercante, utilizado para negociações nas cidades litorâneas e nos portos do Mediterrâneo, onde teria afundado.


A autoridade de Antiguidades de Israel se negou a estabelecer um valor em dinheiro para as moedas e anunciou que o achado é “tão valioso que não tem preço”, o que implica, entre outras coisas, que seus descobridores não receberão nenhuma recompensa.

Comentários