Sem chuva, início do Programa Terra Pronta é adiado no Sertão de PE

Armazém de milho (Foto: Reprodução/TVCA)

Os agricultores do Sertão pernambucano que serão beneficiados pelo Programa Terra Pronta ainda devem aguardar por mais algum tempo. O volume de chuva na região, segundo o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), não é suficiente para iniciar a distribuição de sementes e as atividades de aragem. A expectativa é de que cerca de 15 mil trabalhadores rurais sejam contemplados nas cidades de Afrânio, Dormentes, Lagoa Grande, Orocó, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista.


Segundo o supervisor regional do IPA, Marcos Henrique Gerônimo, o Instituto aguarda a liberação da Secretaria de Agricultura de Pernambuco. “Toda a documentação está ‘ok’, as sementes estão estocadas e as máquinas também estão preparadas. Falta mesmo só a chuva e a autorização da Secretaria”, afirmou.

Cada inscrito no Terra Nova terá um hectare arado pelo programa, além de receber sementes de milho, feijão e sorgo. O IPA está com um estoque de mais de 300 toneladas de grãos. “Estamos acompanhando as previsões meteorológicas para iniciar as atividades. Seria um desperdício arar os terrenos e depositar as sementes se o volume de chuva não for o ideal”, explicou Marcos.

Ainda de acordo com Gerônimo, a quantidade desejada varia, pois em cada município o volume de chuva é diferente. Segundo dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima, em Afrânio, no mês de fevereiro choveu mais de 120 mm, já em Lagoa Grande, por exemplo, foi pouco mais de 20 mm. Não existe uma data para as atividades do Programa começarem.

Fonte - G1

Comentários