Desfile cívico marca as comemorações do 7 de Setembro em Serra Talhada






Serra Talhada comemorou neste domingo (07) o maior evento patriótico do Brasil, o sete de setembro. O tradicional desfile cívico teve início as 08:30 da manhã e por quase  3 horas com o tema: “Panorama Brasileiro a independência dos nossos dias”, as escolas das redes Municipal e Estadual de ensino, Secretarias da Administração Municipal, Forças de Segurança e entidades diversas  desfilaram pela Rua Enoque Ignácio de Oliveira, no centro.
A Escola Antônio Timóteo homenageou o Padre Afonso Carvalho. Em 2014 a instituição comemora o jubileu de ouro. São 50 anos de funcionamento. O Padre Afonso celebrou naquele educandário as primeiras missas como pároco da comunidade.
Carros alegóricos fizeram menção à era Vargas. Os avanços promovidos durante a gestão do ditador, como o voto feminino e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que teve a participação do serratalhadense, Agamenom Magalhães, na época Ministro do Trabalho. O Real, que completa este ano duas décadas como moeda oficial do país, também foi lembrado no desfile.
Todas as religiões ganharam espaço. Protestantismo, candomblé, catolicismo e outras. As influencias da igreja católica ao longo da história do país recebeu destaque. O desfile enfatizou também a imparcialidade do país em assuntos religiosos, o chamado: Estado Laico.
Tecnologia na educação, responsabilidade ambiental, êxodo rural, não ao aborto e outros variados temas foram abordados. As polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal expuseram as viaturas que estão a serviço do município. Os grupos especiais da Polícia Militar, como Rocam e Ciosac também desfilaram na manhã deste domingo na Capital do Xaxado.
Como último estabelecimento de ensino a desfilar, o Colégio Municipal Cônego Torres, que completa este ano 60 anos, e agora como escola de ensino em tempo integral ( a primeira no interior do estaque), comemorou o resgate da instituição que já foi chamada de "faculdade do sertão" e que agora se destaca no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), superando meta que deveria ser atingida em 2021.
Acompanhado de secretários e da primeira Dama Karina Rodrigues, o Prefeito Luciano Duque disse na abertura que " este é um momento para festejarmos a independência do País, mas é também o momento pra festejarmos o desenvolvimento de Serra Talhada e sua consolidação como principal polo da região" e enumerou os diversos investimentos que estão chegando ao município, principalmente na educação, saúde, infraestrutura e agricultura.
Após o encerramento teve música ao vivo no Palco Cultura Viva na Praça Dr. Sérgio Magalhães. Kakazinho e o grupo “Sei Sambar” tocaram o melhor do samba raiz. 
Mais uma vez as ruas se encheram de gente que prestigiaram e aplaudiram o desfile cívico do município que além da sua função cívica de comemorar a independência do pais, passou a fazer parte da FESTA DE SETEMBRO, a festa da padroeira de Serra Talhada.

Fotos: Leidiane Rodrigues/Agência Papiro --- Assessoria de Imprensa da PMST

Comentários