Evento acontece no Chevrolet Hall, em Olinda, e discute a educação integral e profissional
Teve início na manhã desta quinta-feira (24) e vai até sexta-feira(25),
o VI Fórum de Educação Integral, no Chevrolet Hall, em Olinda. A
abertura do evento aconteceu no palco da casa de eventos e contou com a
presença de professores, técnicos educacionais e gestores escolares na
plateia, além de representantes da Secretaria de Educação e Esportes do
Estado, que fizeram a abertura prestando uma homenagem aos educadores e
ressaltando a importância do encontro para os profissionais da educação.
O
secretário de Educação e Esportes, Ricardo Dantas, realizou a abertura
do evento, agradecendo o envolvimento dos convidados em participar dos
seminários, e a presença dos professores de escolas de referência e
técnicas. “As escolas integrais do estado são referência para o país, e
esse mérito devemos ao trabalho de todos os educadores que fazem seus
trabalhos, diariamente, em sala de aula”, ressaltou, finalizando o
discurso com o pedido de um minuto de aplausos em homenagem ao escritor
Ariano Suassuna, que faleceu na tarde da última quarta-feira (23), no
Recife.
O
secretário-executivo de Educação Profissional, Paulo Dutra, falou sobre
o sentimento de participar de mais um fórum voltado para a área. “Hoje
estamos aqui com 327 escolas discutindo temas importantes para a
educação. Como professor, estou em estado de graça por estar aqui
presente, com tantos colegas de trabalho, prestigiando este momento”,
disse, ressaltando que sem o trabalho do secretário Ricardo Dantas, e da
secretária-executiva de Planejamento e Gestão, Ângela Costa, o evento
não seria possível. “Tenho certeza de que todos irão voltar para casa
renovados”, concluiu.
O
fórum deste ano aconteceu em parceria com o Instituto Pró-Cidadania,
que traz para discussão o tema “Educação Integral e Profissional:
desafios para a cidadania no mundo contemporâneo”, assunto que será
debatido dentro do 7º Seminário Nacional Escola Presente. O objetivo do
evento é capacitar os profissionais da rede estadual que trabalham com o
modelo de educação integral nas escolas.
No
evento constam apresentações culturais e palestras sobre liderança,
cultura e também os desafios da educação integral. Para os professores,
além de ser um momento de descontração, o fórum é a oportunidade de
reciclar ideias e fazer contato com outros educadores de diversos
municípios pernambucanos.
Alberto
Bezerra leciona física na EREM Professor Ernesto Silva, em Olinda, e
atua na rede integral desde 2009. Para o docente, o modelo de educação
integral possibilitou que os alunos da rede pública tivessem as mesmas
oportunidades que todos os outros. “A educação integral veio para acabar
com a disparidade entre escolas públicas e privadas. Hoje o aluno da
escola integral é tão preparado quanto qualquer outro”, disse o
professor.
Já
o professor de língua portuguesa, literatura e redação, João Batista,
que leciona na EREM Maria Auxiliadora Liberato, no município de Caruaru,
agreste do estado, veio participar do fórum pela primeira vez. Segundo o
educador, o modelo de ensino integral propicia maior vivência dos
alunos com os conteúdos abordados em sala. “Dessa forma é possível
desenvolver projetos que contemplem a cultura africana, por exemplo, e
trabalhar de forma interdisciplinar. Na escola tenho um grupo que
trabalha somente a literatura afro-brasileira. O foco desse projeto, que
tenho desde 2009, é a inclusão social. Os alunos adoram”, conta João
Batista, ressaltando que o modelo de educação tem trazidos resultados
muito favoráveis.
A
coordenadora pedagógica Gracy Kelly e a professora Ana Lúcia Silva,
ambas da EREM Dom Helder, de Lagoa Grande, da GRE Sertão Médio São
Francisco, avaliam que o modelo integral proporciona mais assistência
aos estudantes. “Podemos nos aproximar mais dos alunos e ver de perto
qual a dificuldade de cada um. No ensino regular isso é acontece, porém
fica mais difícil, já que passamos apenas um período com eles”, disseram
as educadoras.
Foto - Ademar Filho
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