Serra Talhada sedia 2º encontro de secretários de turismo de Pernambuco


A Capital do Xaxado está sediando o II encontro de Secretários de Turismo do Estado de Pernambuco, evento organizado pela ASTUR (Associação das secretarias de turismo de Pernambuco). Na manhã desta quarta-feira (08), primeiro dia do encontro, representantes de 18 municípios estiveram presentes ao auditório da Pousada Império da Serra, discutindo as particularidades, as semelhanças e desafios de cada um.
O presidente da ASTUR/PE, André Quirino, disse que “é difícil definir a importância destes encontros, mas sintetizando é mais um passo rumo ao desenvolvimento do turismo de Pernambuco”, e falou da importância da entidade: “Há 24 anos a ASTUR trabalha para promover a união, buscando soluções conjuntas para as deficiências que ainda existem e que este instrumento permite a qualificação da atividade turística no Estado”.
Ainda neste primeiro dia de encontro, houve a palestra do economista Laércio Queiroz, falando sobre consórcios entre municípios, movimento que surgiu na década de 60 no Estado de São Paulo e que tem tomado dimensões consideráveis no resto país. Como exemplo, Queiroz disse que o Estado de Minas Gerais tem cerca de 80% De seus municípios consorciados e que no estado do Paraná todos já aderiram a esta modalidade que se propõe a solucionar um gama de problemas enfrentados pela maioria dos municípios brasileiros.
Pelo fato de termos problemas muito semelhantes do litoral ao sertão, facilita na discussão em busca de soluções. O que estamos propondo aqui é aproveitar o poder turístico de toda uma região, como fizemos com a “Rota do Cangaço”, por exemplo”, envolvendo outros municípios”, disse o Secretário de Cultura e Turismo de Serra Talhada, Anildomá Willans.
O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque participou da abertura do Encontro e ao usar a palavra disse: “Sempre discutimos as rotas turísticas, mas lamentamos que os governos do Estado e Federal não tenham uma política de incentivos permanente, pois acredito que existem soluções de baixo custo. Precisamos encurtar distancias e é pensando nisso que sonhamos com o aeroporto e acreditamos que o Governado João Lyra discutirá as melhorais da exploração turística”, e em seguida enfatizou a importância do encontro: “Daqui poderemos sair com discussões profundas e a secretaria de Turismo poderá traçar investimentos a médio e longo prazo”.
Estiveram presentes: Luciana Carvalho Secretária Executiva de Turismo de Pernambuco, Edmilson Vasconcelos gerente geral do Banco do Nordeste, Denize Marques, Responsável pela Gestão de Artesanato, Turismo e Cultura do SEBRAE -Unidade Sertão Central, Moxotó, Pajeú e Itaparica, membros do Conselho Municipal de Turismo, empresários e secretários de governo de todas as regiões do Estado.
Nesta quinta-feira (08), segundo dia do encontro, o evento acontecerá no Museu do Cangaço na Estação do Forró e está previsto para começar no mesmo horário, as 9:00 da manhã.
Fonte  e fotos - Leidiane Rodrigues/Agência Papiro

Comentários