Brasileiros usam mais cartões de débito e crédito e deixam de lado o
talão de cheques. O número de cartões de débito ativos em 2013
apresentou crescimento de 9,8%, terminando o último ano em 106,2
milhões, informou o Banco Central nesta segunda-feira (12), que divulgou
dados estatísticos de 2013 sobre pagamentos de varejo e canais de
atendimento. No fim de 2012, os cartões de débito ativos somavam 96,7
milhões de unidades.
A quantidade de transações com cartões de débito, segundo o BC, foi de
4,9 bilhões no ano passado, o que representa um crescimento de 18,9% em
comparação com 2012. A bandeira Visa representou 50,6% do total e a
bandeira MasterCard, 43%.
Cartões de crédito
O número de cartões de crédito ativos em 2013 também apresentou crescimento, registrando alta de 7,3%. No final do último ano, o número de cartões de crédito ativos era de 87,5 milhões, sendo 41,8 milhões da bandeira Visa e 36,7 milhões da bandeira MasterCard.
Em 2013, ainda de acordo com o BC, foram realizadas 5 bilhões de
transações com cartões de crédito, o que representa crescimento de 12,2%
sobre o ano anterior. Desse total, 50% foram da bandeira Visa e 42,1%
da MasterCard, informou a instituição.
Faturamento em alta
No ano passado, informou o BC, o faturamento dos mercados de cartões de crédito e de débito atingiu R$ 534 bilhões e R$ 293 bilhões, respectivamente, o que representa um crescimento de 14,7% e 23,4% em relação ao ano anterior.
"Nesse ano [2013], foram realizadas 5 bilhões de transações com cartões
de crédito e 4,9 bilhões com cartão de débito, aumento de 12,2% e
18,9%, respectivamente", afirmou o Banco Central.
Queda do cheque especial
Segundo o BC, foi observada queda no uso do cheque de 9,3% em comparação com o ano anterior. Já a quantidade de operações de débito direto e de transferência de crédito aumentaram 16,7% e 6,4%, respectivamente.
Canais de atendimento
Em 2013, a internet foi o canal mais usado pelos brasileiros para fazer operações bancárias, correspondendo a 39,5% do total, com aumento de 23,1% em relação ao ano anterior. E o celular não para de crescer. O atendimento por dispositivos móveis cresceu 80,9% em um ano.
Já o número de transações bancárias feitas dentro das instituições
financeiras – agências e postos de atendimento – continua apresentando
queda, tendo reduzido 1,7% no ano passado, em comparação com 2012.
Fonte - Alexandro Martello
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