Dilma vem questionar discurso de contingenciamento

A provável vinda da presidente Dilma Rousseff (PT) para o cumprimento de agenda administrativa no Estado, que deverá ser confirmada dentro dos próximos 30 dias, terá um caráter combativo. Conforme o Blog da Folha apurou, a petista estaria disposta a questionar o discurso – que ganha volumes nos bastidores do Governo Eduardo Campos (PSB) – de que a administração federal estaria contingenciando recursos para Pernambuco.
A presidente deverá apresentar uma série de números sobre repasses ao Estado nos últimos meses para contrapor essa teoria. Dilma quer evitar que o tema chegue até a eleição, sobretudo porque Pernambuco é gerido por um dos seus principais adversários. Posição que acirrará o debate que já anda quente com o governador Eduardo Campos.
Esse tipo de agenda de prestação de contas já fora, inclusive, empreendida pela presidente em sua última visita ao Estado. Além de anunciar investimentos na área de mobilidade, Dilma Rousseff aproveitou a inauguração de plataformas da Petrobras, no Estaleiro Atlântico Sul (EAS), para detalhar ações em parcerias com governo de Pernambuco.
E a fórmula deverá ser repetida ao longo de sua última visita a Pernambuco antes do período eleitoral. Dilma deverá mesclar a defesa da continuidade de repasses ao Estado com a inauguração, vistoria e, claro, anúncios para o Estado.
O assunto contingenciamento ganhou notoriedade após a paralisação das obras de navegabilidade do rio Capibaribe, no Recife. Na ocasião, a Secretaria das Cidades, responsável por tocar a benfeitoria, informou a população que o governo estadual não tinha condições de dar continuidade à obra pela ausência do repasse que caberia à União.

Comentários