Após intensas chuvas no Sertão, oito cidades terão abastecimento melhorado

Com as últimas chuvas no Sertão pernambucano o nível das barragens se recuperou e pelo menos oito municípios da região vão ter o abastecimento melhorado. O nível dos açudes Serrania, em Brejinho, Paulo Coelho, em Santa Filomena, e Cacimbas, em Santa Cruz, regularizaram seus níveis após as chuvas que vêm acontecendo desde o último sábado (15). O manancial Serraria, em Brejinho, de acordo com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), já estava em colapso e os moradores do município só estavam sendo abastecidos por carros-pipa.
Já na região do Araripe, onde há a maior dificuldade de atendimento por conta da escassez de água, a Compesa deverá concluir até a próxima sexta-feira (21), a reativação do sistema de captação de água do açude Paulo Coelho para que possa levar até a cidade. Este sistema não estava em uso devido ao colapso da barragem. Já Santa Filomena, que também recebe água do Sistema Adutor do Oeste, teve trechos arrastados pela intensidade das chuvas. Só com as melhorias das condições do terreno, que os técnicos da Compesa poderão realizar o conserto dos trechos rompidos da Adutora do Oeste.
Já a barragem de Cacimbas, em Santa Cruz, conseguiu juntar 50% de sua capacidade, permitindo assim sua operação. A previsão é de que a partir de sexta-feira a sede do município já comece a receber água. As chuvas também melhoraram o nível das barragens Lagoa do Barro, em Araripina, e Lopes II, em Bodocó. Até a última terça-feira (18) sete cidades do Sertão e 17 do Agreste superaram a média de chuvas que estavam previstas para todo o mês de fevereiro. Caso as condições continuem favoráveis, o rodízio em Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, distritos de Nasciente, Gergelim, Lagoa do Barro e Barra de São Pedro, em Araripina, poderão ter seus rodízios melhorados.
Fonte - Stella Soares do FolhaPE

Comentários