Equipes da Secretaria municipal de saúde acompanham e orientam pacientes

As equipes de saúde da USF Bom Jesus II, juntamente com a equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) realizam encontros mensais com grupos de hipertensos, diabéticos e sobrepeso.

São 23 pacientes da USF Bom Jesus II que recebem acompanhamento constante das equipes de saúde do Bom Jesus II, com avaliação, verificação de pressão arterial, peso, altura, cintura, circunferência abdominal e circunferência do pescoço, além de exames laboratoriais.

De posse de todas as informações são prescritos os medicamentos necessários, antes porém, diversas palestras orientam os pacientes sobre educação alimentar, mostrando os mitos e verdades, e ainda capacita todos para ler corretamente um rótulo de alimento.

Segundo informações da enfermeira Andréia Paula, durante quatro meses é feito um monitoramento para que os pacientes eliminem 5% do seu peso. “Já no primeiro mês o grupo de hipertensos apresentou uma diminuição considerável de peso, isso é prova de que estamos no caminho certo”, declarou a enfermeira Andréia e acrescentou que será elaborada uma planilha com todas as medidas e apresentada no último encontro de cada mês, “de acordo com os resultados, daremos continuidade até o final do ano”, finaliza ela.

As ações das equipes da USF Bom Jesus atende as determinações da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que tem dedicado uma atenção especial a questão da prevenção, conforme por diversas vezes declarou o secretário, Dr. Luiz Aureliano, “a melhor maneira de tratar da saúde da população é conscientizando a todos para prevenção, muitas vezes o socorro pode não ser eficaz depois do fato acontecido, se puder se prevenir é bem melhor”, declarou.

Fotos - Agência Papiro

Fonte - Papiro Comunicação e Marketing

Comentários