Duque participa de confraternização do CMDRUS

 Foto - Alejandro Garcia/Agência Papiro

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, e diversas outras autoridades, participaram da confraternização anual realizada pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável (CMDRUS) que aconteceu nesta segunda-feira (20) na sede da FETAPE (Federação dos Agricultores na Agricultura do Estado de Pernambuco), no centro da Capital do Xaxado.

A confraternização do CMDRUS trouxe para sede da Fetape cerca de 80 representantes de associações, a maior parte dela, fornecedores de produtos para o programa PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Além do prefeito Luciano Duque, participaram também do evento o deputado federal Gonzaga Patriota (PSP), os vereadores, Pinheiro do São Miguel e Jaime Inácio, o secretário de Agricultura de Serra Talhada, José Pereira, o gerente do IPA local, gerente e técnicos do BNB (Banco do Nordeste) e representantes da UFRPE/UAST.

Na oportunidade o presidente do Conselho, Cícero Aldo, elencou as ações desenvolvidas durante o ano que passou, entre elas: o cadastramento de famílias no programa Cisterna Calçadão e construção de 20 cisternas, cadastramento no Garantia Safra, Cadastramento no PNHL Rural, projeto poços, no Catolé e Paus Branco, capacitações para gestores de cooperativas, realizadas através da UFRPE/UAST, a formação da Comissão de Enfrentamento da Seca e comissão de defesa civil , e, anunciou para 2014 a construção de mais 205 cisternas.

O deputado Gonzaga Patriota, fazendo uso da palavra elogiou o trabalho do Conselho e ressaltou a forma planejada do Governo Luciano Duque. “Ele (Luciao Duque) está planejando para o futuro. Está vislumbrando uma cidade grande”, disse ele.

Duque no seu discurso procurou mostrar para os líderes das associações rurais presentes, os esforços que o município vem desenvolvendo no campo. “Embora tenha sido um ano não difícil, principalmente para a zona rural, pois já são três anos de estiagem, consequentemente três anos de perda de produção e de rebanho, não cruzamos os braços e partimos para o enfrentamento da situação”, disse Duque, e mais uma vez agradeceu as ações do Governo Federal que através da liberação de uma patrulha mecanizada deu condições para que o município atuasse mais eficazmente no campo. “Fizemos 500 bebedouros para salvar o pouco do rebanho que ainda nos resta”, lembrou.

O prefeito anunciou a chegada, ainda neste mês de fevereiro, de uma máquina perfuratriz para o município, fruto de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Pedro Eugênio (PT). “Esta máquina será nossa redenção. Perfuramos este ano, juntos com nossos parceiros, algo em torno de 100 poços, imagine agora com uma perfuratriz nossa. Vamos ter condições de salvar rebanhos, pois terão água para beber e os agricultores poderão produzir ração animal através de palma, milho e sorgo irrigado”.

Duque lembrou ainda que a Prefeitura vem investindo em projetos como o da Palma, do mel de abelha, da mandioca e do algodão, que prometem um novo tempo para as famílias da zona rural, sem falar na eletrificação das margens do lago de Serrinha, mais uma ação conseguida através do Governo Federal e que promete transformar a região na nova fronteira de produção do município.

Fechando o clima de confraternização, o CMDRUS sorteou diversos prêmios com os representantes das associações presentes. Para Cícero Aldo, presidente do Conselho, neste novo ano, muitas vitórias serão conquistadas em favor dos agricultores familiares do município.

Fonte - Papiro Comunicação e Marketing

Comentários