Casa Branca ordenou suspender espionagem de líderes mundiais

A Casa Branca foi informada de que a Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) tinha grampeado os telefones de líderes mundiais e ordenou a suspensão de algumas das escutas, informou o "Wall Street Journal" no domingo.
De acordo com o jornal, citando fontes do governo não identificadas, o presidente Barack Obama soube da vigilância eletrônica em um relatório solicitado em meados deste ano. Segundo o documento, a agência monitorou as conversas telefônicas de 35 líderes mundiais.
A Casa Branca ordenou então a suspensão da vigilância da chanceler alemã, Angela Merkel, e de outros líderes não especificados. O jornal não detalhou quem deu a ordem da suspensão ou a data em que foi emitida.
Na semana passada, Merkel disse que as denúncias de espionagem tinham "severamente abalado" as relações entre os Estados Unidos e as nações europeias.
As fontes citadas pelo "Wall Street Journal" afirmaram que era compreensível que Obama não soubesse da vigilância a líderes nesses quase cinco anos de presidência, argumentando que a NSA tem vários programas de espionagem e não teria listado todos para o chefe de Estado.
- O presidente não assina essas coisas - disse uma das fontes, acrescentando que a política da NSA estava sob revisão.

Comentários