Prefeito assina escrituras e ST fica mais perto de ter Pólo Jurídico

Em evento muito concorrido que aconteceu nesta sexta-feira (20) no Maria’s Recepções ao meio-dia, onde compareceram autoridades de todo Estado, principalmente da área jurídica, o prefeito Luciano Duque assinou as escritura doando os terrenos para construção do novo Fórum da Cidade, bem como das sedes da OAB, do Ministério Público e da Defensoria Pública, deixando assim o município mais próximo de ter o primeiro complexo jurídico de toda região.
Compareceram ao evento o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Jovaldo Nunes, o secretário Geral do Ministério Público, Dr. Carlos Augusto Guerra de Holanda, que na oportunidade representou o procurador Geral de Justiça, Dr. Agnaldo Fenelon, o presidente da OAB, seccional Pernambuco, Dr. Pedro Henrique Reinaldo Alves, a Defensora Geral do Estado, Dra. Marta Maria de Brito e ainda o presidente da OAB Serra Talhada, Promotores de Justiça locais e de cidades vizinhas, defensores públicos de toda região, o presidente da Câmara de Serra Talhada e diversos vereadores, todo secretariado municipal e muitas outras autoridades representativas da sociedade civil.
Na oportunidade, fazendo uso da palavra, a Defensora Gerald do Estado, Dra. Marta Maria fez questão de enfatizar os agradecimentos ao presidente do TJPE e ao prefeito Luciano Duque pela iniciativa da instalação do Pólo Jurídico de Serra Talhada. Segundo ela “este será mais um dia histórico para o judiciário, pois o Pólo Jurídico é o que está mais próximo do direito do cidadão”, disse se referindo a dignidade oferecida aos cidadãos mais necessitados. Segundo ela, cerca de 93% das ações judiciais no sertão do estado, acontecem através da defensoria Pública.
Este também foi o tom do discurso do Desembargador Dr. Jovaldo Nunes que frisou ser necessário tratar bem o povo mais pobre, “ os mais necessitados. Precisamos saber até mesmo dar um não”, disse ele e adiantou que a instalação do novo Fórum e do pólo, trará dignidade no atendimento principalmente aos mais carentes.
O prefeito Luciano Duque destacou a importância da agilidade da Câmara de Vereadores local que não mediu esforços e em regime de urgência aprovou a doação do terreno para instalação do Pólo Jurídico. “Estamos assim promovendo o progresso de Serra Talhada, pensando numa cidade do futuro”, disse o prefeito.
“A chegada dos aparelhos jurídicos no Pólo, dará impulso, econômico e Social a um dos maiores bairros da cidade” destacou Duque, e agradeceu o desprendimento do TJPE, através do seu presidente para construção do novo Fórum.
O Novo Fórum da cidade é uma mega estrutura. Um prédio de quatro andares com capacidade de abrigar 12 varas da justiça (hoje a cidade dispõe de apenas 3 ), com condição de expandir para 23 varas. Junto com o fórum a nova sede da OAB Serra Talhada, mais a sede do Ministério Público e da Defensoria Pública, concentrados no mesmo local deverá agilizar mais os trabalhos e facilitar para quem precise usar o judiciário.
De acordo com o desembargador Jovaldo Nunes, até o dia 15 do próximo mês de outubro todo processo licitatório estará concluído, assim, ainda no mês de novembro já se conhecerá a empresa vencedora para construção do Fórum, que acredita, no início de janeiro do próximo ano já começara a ser construído. “Se Não houver nenhum acidente de percurso, acredito que em 24 meses teremos a obra concluída”, arriscou Dr. Jovaldo.

Fotos: Alejandro Garcia/Agência Papiro

Comentários