Em Serra Talhada, escola tem 50% de professores hipertensos, diz Simepe

Profissionais do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe) estão passando por municípios do Agreste e Sertão que mais sofreram com a seca. O objetivo é avaliar a água das unidades de saúde e das escolas e verificar o estado dos moradores. A caravana esteve no município de Serra Talhada, no Sertão, onde verificou que 50% dos professores são hipertensos na Escola Municipal Antônio de Medeiros.

O dado chamou a atenção dos médicos. “Normalmente a gente acha alguns hipertensos e me surpreendeu aqui a quantidade de pessoas jovens hipertensas”, conta a médica Malu David, diretora do Simepe.
Informações como esta serão encaminhadas em relatórios para administrações e instituições fiscalizadoras. “Vamos encaminhar os relatórios para secretários municipais de Saúde, secretário estadual de Saúde, Ministério Público de Pernambuco, Ministério Público Federal, Gabinete da Presidência, Ministério da Saúde”, diz a médica Helena Maria Leão, presidente do Cremepe.
A caravana passou também pelos municípios de João AlfredoArcoverde,  BetâniaSertâniaIbimirim e deve seguir por São Bento do UnaCaetés e Bom Conselho.

Matéria: G1 Caruaru

Comentários