Brasileiro não conhece o juro que paga no rotativo do cartão de crédito.

 

 O que tem de brasileiro enrolado com a fatura do cartão de crédito não está no gibi. Pior: a maioria não tem a mínima noção dos juros que paga no rotativo.
O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) entrevistou pessoas em todas as capitais. E 72% disseram que não sabem quanto pagam pelos juros quando deixam de quitaar o valor integral da fatura do cartão.
Para os que pagam sem saber o que pagam, a taxa média do cartão de crédito no rotativo foi de 9,37% ao mês em maio (192,94% ao ano), segundo a Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).
Apesar de desconhecerem o impacto dos juros, 79% dos entrevistados disseram que sabem quanto pagam de anuidade.
A pesquisa também aponta que o número de consumidores que dividem os gastos no cartão em um número maior de parcelas está aumentando.
Em 2012, 10% dividiam as compras em mais de dez vezes para adquirir móveis. O mesmo percentual para quem comprava aparelhos eletrônicos. E 11% dividiam em mais de dez vezes a compra de eletrodomésticos.
Já em 2013, o parcelamento acima de dez vezes ficou assim:
Móveis            15%
Eletrônicos        47%
Eletrodomésticos    50%
Ainda segundo o estudo do SPC, 64% da população brasileira já esteve ou está com o nome incluído nos serviços de proteção ao crédito. O descontrole financeiro é o principal culpado.

Fonte:Diario de PE

Comentários