Reitora da UFRPE foi a nossa entrevistada de hoje no Notícias da Manhã na Rádio Cultura 92,9 FM.



Reitora da UFRPE - Maria José de Sena.


Nesta Sexta dia 26 de Abril, estivemos entrevistando no nosso programa Notícias da Manhã ( Cultura 92,9 FM ), Maria José de Sena, que é reitora da UFRPE ( Universidade Federal Rural de Pernambuco ).
O assunto em pauta à reitoria itinerante, que acontece sempre de quatro em quatro meses nos campus de Garanhuns e Serra Talhada, para um contato direto com assessores, corpo docente e discente como também a comunidade.
Perguntamos sobre a paralisação das obras na referida faculdade e inclusive sobre uma manifestação pacífica dos alunos, durante a visita da presidente Dilma em nosso município. A reitora nos informou que nunca as instituições Federais de ensino superior tiveram tanto dinheiro em caixa para realização de melhorias em suas estruturas físicas, e que hoje esta muito fácil conseguir mais verbas, desde que o reitor tenha em mãos um projeto com todos os dados necessários para a liberação da referida verba. Maria José de Sena nos relatou e lamentou ainda, que as pessoas culpam sem ter conhecimento de causa a UFPE, pela paralização das obras, mas esquecem de que neste processo tem o envolvimento de uma prestadora de serviço, que ganhou uma licitação e que durante o edital as mesmas empresas declararam inclusive com documentos, que teriam total capacidade ( financeira e funcional ), para realizarem o trabalho de execução das obras e as quais tem a total responsabilidade de entregar no prazo determinado em contrato a obra completamente pronta.
Neste caso da UAST, duas empresas fecharam contrato e não cumpriram com suas obrigações, uma das empresas abriu falência e a outra tentou concluir a obra com pouquíssimos funcionários ( alegando não encontrar mão de obra na região ), segundo Maria José de Sena, esta desculpa não é válida, pois o contratante não tem nada a ver com este assunto, que é de total responsabilidade da empresa contratada para a realização do serviço.
Segunda a reitora, a previsão é que a obra deverá ficar pronta até Dezembro de 2013.

UAST recebe o programa Reitoria Itinerante
nestas quinta e sexta-feiras (25 e 26/04)



uast menor
A Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da UFRPE recebe, nestas quinta e sexta-feiras (25 e 26/04), a equipe do programa Reitoria Itinerante. Sob a coordenação da reitora, Maria José de Sena, os gestores da Instituição vão percorrer o campus e dialogar com a comunidade universitária. Para acompanhar as ações do programa, visite o hotsite da Reitoria Itinerante: www.reitoriaitinerante.ufrpe.br

O programa foi criado com o objetivo de aproximar a Administração Superior de todas as unidades da UFRPE. Por meio das ações do programa, as Unidades Acadêmicas de Garanhuns (UAG) e Serra Talhada (UAST) e os campi avançados vão receber visitas planejadas dos gestores dos diversos setores da Universidade. A primeira visita ocorreu na UAG, entre nos dias 4 e 5 de abril deste ano.

A proposta é de criar e fortalecer espaços de diálogo entre gestores e comunidade, no sentido de fomentar a participação dos segmentos da Universidade nas decisões em todos os níveis. Os diversos campi da UFRPE devem receber a visita da equipe da Reitoria Itinerante a cada quatro meses.

Nessas visitas, os gestores participam de reuniões de trabalho, encontros, debates e audiências com a comunidade local. Durante os encontros, são apresentados projetos e iniciativas desenvolvidas pela gestão da UFRPE. Ao mesmo tempo, a comunidade pode expor, de forma participativa e democrática, as suas demandas, questionamentos e prioridades.

De acordo com a reitora da UFRPE, Maria José de Sena, idealizadora do programa, a Reitoria Itinerante faz parte de um processo mais amplo, que visa a democratizar a gestão universitária e fortalecer a participação da comunidade nas decisões tomadas em todos os espaços da Instituição. Além da Reitoria Itinerante, estão previstas para 2013 a realização de reuniões do Conselho Universitário na UAG e na UAST. “Acreditamos que a Reitoria Itinerante vai diminuir distâncias e garantir maior integração em nossa Universidade. Nosso propósito é o de que as decisões tomadas pela equipe gestora atentam aos anseios da comunidade universitária de cada unidade da UFRPE”, destaca.

Comentários