Vinte e um de março, Dia Internacional da Síndrome de Down.

Nesta quinta-feira 21 de março é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. No Brasil há cerca de 4,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, sendo 300 mil delas com Síndrome de Down, segundo dados recentes do (IBGE) – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
A Síndrome de Down é um distúrbio genético que pode afetar qualquer raça, sexo ou etnia, ocorre durante a divisão celular do embrião. Foi descrita em 1866 por John Langdon Down. Este médico inglês descreveu as características da síndrome, que acabou sendo batizada com o seu nome. Ele descobriu que a causa era genética. Pessoas com Síndrome de Down possuem 47 cromossomos (e não 46), sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.
Esta data escolhida pela Associação Internacional Down Syndrome International, para tornar mais visíveis ações e lutas de pessoas em nome do respeito e igualdade, em relação aos portadores da Síndrome de Dowm. A homenagem foi feita em alusão aos três cromossomos, no par de número 21 (21/3), responsável pela síndrome
As pessoas com Síndrome de Down, incluindo as crianças, estiveram à margem da sociedade durante tempo demais. Em muitos países, continuam enfrentando o estigma e a discriminação, bem como obstáculos jurídicos que as impedem de participar de suas comunidades.
A inclusão para alguns especialistas tem melhorado com o passar dos anos. As pessoas com Síndrome de Down deixaram de ser vistas como doentes ou eternas crianças e passaram a ser membros atuantes da sociedade. A independência eles têm conquistado aos poucos, com ajuda profissional e em meio aos muitos sonhos que margeiam as mentes de cada um.
Pessoas com Síndrome de Down, são assim como outras, brincam, estudam, aprendem, porém são especiais. A pessoa que nasce com este distúrbio genético, deve ser muito amada, estimulada pelos pais, irmãos e amigos, para que assim, ela possa desenvolver todo seu potencial.
Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, vamos reafirmar o direito que a pessoa com essa Síndrome tem de desfrutar, como plena e efetivamente de todos os direitos humanos e das liberdades fundamentais. Cada um deverá fazer a sua parte, para permitir que todas as pessoas com Síndrome de Down possam participar plenamente no desenvolvimento e na vida da sociedade de que fazem parte e nas mesmas condições que os outros. Vamos construir uma sociedade inclusiva para todos.
GONZAGA PATRIOTA é Contador, AdvogadoAdministrador de Empresas e Jornalista, Pós- graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil.  É Deputado desde 1982.
 Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Comentários