Ano Novo: tempo de renovar a esperança.

A esperança revigora a vida e gera o sentimento de que nem tudo está perdido. Ela nos faz crer que o amanhã será melhor. Quem vive desprovido dela é amargurado, desiludido, ou seja, um sofredor em todos os sentidos.
E a mensagem de esperança ilumina este horizonte de hoje cheio de incerteza e pessimismo. A esperança nos sustenta e protege no bom combate pela vida e pelo amor. Alimenta-se na solidariedade e na relação com os outros, lembrando-nos que não podemos esperar sozinhos, mas apenas em comunhão.  Já dizia o grande educador Paulo Freire: “Ninguém liberta ninguém. Ninguém se liberta sozinho. Os homens se libertam em comunhão.”.
A grande sabedoria da vida está na maneira que conduzimos a nossa história. Muitos por medo de tentar, de arriscar viram prisioneiros. Muitas vezes aprisionados por uma situação que aos poucos consome a essência de viver.
 Embora o amor seja maior e fundamental para a vida, a fé e a esperança são também muito importantes. A fé, a esperança e o amor precisam estar vivos dentro de nós, estes são alimentados em nós  pela Palavra de Deus, pois tudo isso procede dEle e o seu desejo é que este amor, esta fé faça parte do nosso dia a dia. Cada um deles tem seu devido lugar, e nenhum pode ser substituído pelo outro.
 Tudo quanto costumamos pensar e falar acaba materializando-se no dia a dia. Se sua fé, amor e esperança estiverem vivos, suas ações e palavras (sementes) estarão recheadas de vida e tudo ao seu redor será transformado. Lembrando que o contrário também é verdade, por isso cuidado, ative sua fé, amor e esperança se alimentando de bondade e de atitudes sempre positivas.
 Então, lembre-se, você possui a vida que cultiva. Se não deseja o que possui, jogue tudo pro alto e recomece. Recomeçar é sempre o melhor! Recomece quantas vezes for necessário. Recomeçar é mostrar que estamos vivos. Dê valor à vida, ela é única e sem volta.
Ano novo começa como a página em branco de um livro. Falar desta data é, portanto, renovar a esperança e reabastecer-se de ânimo para não se deixar envolver pelas circunstâncias e com isso, abandonar a luta. Primeiro de janeiro é denso e rico de esperanças. Na entrada do ano novo, saudemo-nos com pensamentos positivos, fé e muito amor.
 GONZAGA PATRIOTA é Contador, AdvogadoAdministrador de Empresas e Jornalista. Pós-Graduado em Ciência Política e Mestre em Ciência Política e Políticas Públicas e Governo e Doutorando em Direito Civil, pela Universidade Federal da Argentina. É Deputado desde 1982.

Fonte - Blog do Deputado Federal GONZAGA PATRIOTA (PSB/PE)

Comentários