Senac Pernambuco capacita restaurantes em Gravatá, Caruaru e Bezerros.

Ação integra o I Festival Gastronômico do Agreste, que culmina na primeira edição da Feira de Gastronomia, nos dias 24 e 25/11, em Gravatá
Entre os dias 21 deste mês e 24 de dezembro, o Senac Pernambuco promove o I Festival Gastronômico do Agreste, que vai movimentar os municípios de Gravatá, Caruaru e Bezerros. Em parceria com o Sebrae, uma série de capacitações para restaurantes dessas três cidades já foi iniciada dentro da programação do evento, que esteve integrado ao Mesa ao Vivo Recife realizado em parceria com a revista Prazeres da Mesa no último mês de agosto no Senac Recife.
30 restaurantes de Gravatá, oito de Caruaru e dois de Bezerros estão passando por consultorias com a presença de profissionais do Senac in loco. No cronograma, estão previstas atividades relacionadas à engenharia de cardápio, design de pratos, orientações sobre boas práticas e alimentos seguros, além de aplicação de boas práticas sustentáveis.
A partir da carreta do Senac, também estão sendo oferecidos cursos de capacitação aos funcionários dos estabelecimentos de Gravatá, Caruaru e Bezerros. São eles: aperfeiçoamento em cozinha, aperfeiçoamento para garçom e boas práticas de gestão. Através do desenvolvimento da educação profissional na gastronomia, o Senac Pernambuco busca fortalecer a qualidade e identidade culinária do nosso Estado e das pequenas empresas. O chef e consultor convidado do projeto é Cesar Santos que vai contribuir com acompanhamento das turmas e oficinas com reflexões sobre o processo criativo de pratos e os ingredientes característicos de cada região de Pernambuco.

FESTIVAL – O Festival Gastronômico do Agreste de 2012 irá homenagear o centenário de Luiz Gonzaga, tendo como tema “No Ritmo de Luiz Gonzaga”. Cada restaurante irá criar um prato especialmente para o período do Festival que levará o nome relacionado às músicas do Rei do Baião. O objetivo do evento é também incentivar a criatividade resgatando e valorizando os ingredientes da culinária que fazem parte das raízes e cultura da Região.
A programação do festival, além do circuito gastronômico pelos estabelecimentos participantes, inclui uma novidade para o interior: uma feira da gastronomia popular com exposição de produtos e receitas da Região, oficinas, degustação e participação de produtores locais, que será no dia 24 e 25/11.

Comentários