Morre no Recife Vanete Almeida.

Vanete Almeida será cremada nesta segunda-feira no Cemitério Morada da Paz (Cecor/ Divulgação)
Vanete Almeida será cremada nesta segunda-feira no Cemitério Morada da Paz

Morreu na manhã deste domingo (9), no Recife, Vanete Almeida, líder feminista e representante das trabalhadoras rurais de Pernambuco. Natural de Betânia, no Sertão do estado, ela faleceu aos 69 anos no Hospital Albert Sabin, onde estava internada na batalha contra um câncer de ovário. 

Vanete Almeida está sendo velada no Cemitério Morada da Paz, na Capela 3, em Paulista. Por volta das 11h, desta segunda-feira (10), acontece uma cerimônia religiosa presidida pelo bispo da Diocese de Afogados, Dom Egídio Bisol. Logo em seguida, às 12h, será realizado o ritual de cremação. As cinzas do corpo serão levadas para Serra Talhada, onde no próximo sábado (15) será realizada uma solenidade para amigos, admiradores e trabalhadores rurais.
Maria Vanete Almeida nasceu em 1943 e, durante a década de 1980, atuou pela inserção feminina no meio sindical. Inspirou o livro “Ser Mulher num Mundo de Homens” (Cornélia Parisius, Ed. SACTED/DED). Presidiu o Centro de Educação Comunitária Rural, no município de Serra Talhada (PE), integrou o Conselho Nacional de Políticas para Mulheres de 1996 a 2003 e, em 2005, foi indicada pela ONG suíça Mulheres pela Paz ao Redor do Mundo ao Prêmio Nobel. A partir de 1996 tornou-se coordenadora internacional da Rede de Mulheres Rurais da América Latina e do Caribe, que ajudou a fundar.

Comentários