Eduardo Campos anuncia que apoio ao cinema será garantido por lei.

Na sessão de comemoração pelos 60 anos do Cine São Luiz, o governador Eduardo Campos anunciou que transformará em lei o apoio do governo do estado ao cinema produzido em Pernambuco. O incentivo ao setor faz parte do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura (Funcultura), mas funciona com regras independentes específicas.

A nova lei deve garantir os patrocínios durante as próximas gestões estaduais e também pode definir valores mínimos para o audiovisual a partir de porcentagens do orçamento estatal.

Em 2012, o governo investiu R$ 11,5 milhões na produção independente audiovisual nos segmentos de longa-metragem, curta-metragem, produtos para TV, difusão, pesquisa, formação e desenvolvimento do cineclubismo.

Os investimentos têm dado resultado. Nos últimos dez anos, filmes pernambucanos particparam dos principais festivais de cinema do mundo, como Cannes, Veneza e Berlim. No Brasil, os longas e curtas-metragens de Pernambuco sempre são premiados nas principais mostras. Em 2012, por exemplo, quatro longas-metragens do estado foram selecionados para o Festival de Brasília (o mais concorrido e tradicional do país), que ocorre em setembro.

Comentários