Nasa adia novamente o lançamento de 2 sondas espaciais


Nasa adia novamente o lançamento de 2 sondas espaciais
Redação Central, 25 ago (EFE).- A Nasa adiou para domingo o lançamento do foguete Atlas V que colocará em órbita duas sondas espaciais para o estudo da influência do Sol sobre a Terra e dos anéis de radiação que a cercam.
O lançamento desde Cabo Canaveral (Flórida) estava programado para as 5h07 deste sábado (horário de Brasília), mas foi atrasado em 20 minutos devido ao mau tempo, que no fim das contas o impediu por pelo menos 24 horas.
A partida do foguete estava prevista originalmente para sexta-feira, mas foi postergada devido a um problema técnico em um dos monitores das condições meteorológicas.
Os meteorologistas da Nasa esperam que a tempestade tropical 'Isaac', que se dirige rumo à Flórida, não interfira no lançamento amanhã.
A missão é denominada RBSP, a sigla em inglês das sondas para os anéis de radiação conhecidos como Cinturão de Van Allen, a zona da magnetosfera na qual se concentram as partículas eletrificadas que dominam o Universo junto à atmosfera protetora da Terra.
Os instrumentos das sondas proporcionarão as medições de que os cientistas necessitam para compreender não só a origem das partículas eletrificadas, mas também os mecanismos que dotam essas partículas de grande velocidade e energia.
As sondas Radiation Belt Storm Probes foram desenvolvidas para analisar a forma como o Sol, e em particular as tempestades solares, afeta o entorno terrestre em várias escalas de espaço e tempo.

Fonte - Msn

Comentários