Indy atende pedido, e estreante Barrichello passa a ter mais tempo de treinos na temporada 2012.

A Indy decidiu nesta segunda-feira (9) atender ao pedido de Rubens Barrichello e conceder ao brasileiro mais tempo de treino durante os finais de semana de corrida. Dessa forma, o piloto da KV fará parte do grupo 1 dos treinos livres, junto com os estreantes – o que significa mais 30 minutos de atividades –, e terá direito a um jogo extra de pneus em cada pista que ainda não tenha testado.

Ao Grande Prêmio, a assessoria da Indy confirmou que a situação do brasileiro será avaliada antes de cada corrida. Ou seja, em pistas em que Barrichello já tenha treinado, ele não ganhará o tempo extra no final de semana. “Por exemplo, Rubens está testando hoje em Sonoma, então ele não vai receber os benefícios dado aos novatos quando tivermos a corrida nessa pista”, explicou.

Apesar de estrear na categoria americana em 2012, o ex-piloto da Williams não é considerado um novato, devido à longa carreira que teve na F1. Como consequência, Barrichello tinha apenas 1h30 de treinos a cada etapa, caso estivesse entre os dez primeiros colocados do campeonato.


A Indy resolveu atender o pedido de Rubens Barrichello que terá mais tempo de treinos em pistas que não conhece(Foto: INDYCAR / LAT USA)

Se o piloto fosse considerado um estreante, mesmo que estivesse na parte de cima da classificação – como de fato está –, o brasileiro poderia, então, tomar parte de mais 30 minutos adicionais de treino. Simon Pagenaud, por exemplo, ocupa quinta colocação na tabela, mas tem direito ao tempo extra por ser um novato na categoria.

Na véspera da corrida de Barber, o brasileiro já havia alertado que seria complicado chegar ao circuito de rua de Long Beach – próxima etapa da Indy – sem conhecer a pista e tendo tempo restrito para aprender o traçado além de fazer os acertos no carro.

“As pessoas dizem que tenho 19 anos de experiência e que não sou um novato. Não quero disputar o campeonato de estreante. Mas quando formos a Long Beach, eu não conheço a pista, não conheço o carro tão bem e talvez eu tenha apenas uma hora e meia para entender tudo. Acho que isso não está certo, porque eu sou de fato um estreante. Preciso de meia hora para conhecer o circuito”, declarou o piloto brasileiro na ocasião.

Com o pedido aceito, Barrichello terá mais 30 minutos de treinos nos ovais e nos circuitos mistos e de rua, o que significa em todas as provas restantes da temporada, menos em Sonoma. Em Indianápolis, o brasileiro também será obrigado a passar pelo programa de orientação a novatos, já que ele nunca competiu no tradicional oval. E poderá disputar o prêmio de melhor estreante na famosa corrida.

A Indy confirmou, também, que Barrichello vai participar do primeiro treino em um oval no dia 6 de maio, no Texas, um dia antes dos treinos coletivos no local.

Comentários