Evento destaca bacia leiteira de Pernambuco.

Em Garanhuns, AgriAgreste debate produção de leite na região
e aborda temas relativos ao agronegócio.

Meio ambiente, pecuária de leite e turismo rural. Este mês, o Agreste Meridional será palco para o AgriAgreste, grande evento para esses segmentos do agronegócio pernambucano, nos dias 18 e 19 próximos, em Garanhuns. Esta é a primeira edição da ação que deve movimentar a principal cidade da bacia leiteira pernambucana. Realizado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e Sindicato Rural de Garanhuns, com apoio do Sebrae e Senar, a iniciativa tem como objetivo analisar a importância dessa cadeia para o agronegócio local, que tem enfrentado algumas dificuldades nos últimos anos. As palestras acontecem no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia.

De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), datados de 2008, os maiores produtores de leite de Pernambuco são os municípios de Buíque, Itaíba e Pedra. Ainda no quesito leiteiro, a produção do Agreste responde por cerca de 75% de todo o leite beneficiado no estado (depois vem o Sertão, com 20%; as regiões do São Francisco e Zona da Mata, com uma contribuição de 3% cada; e a Região Metropolitana do Recife, com 1%). Além disso, pontos como Turismo Rural e questões ambientais, focando o Código Florestal e o produtor rural, também serão abordados nas conferências.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária de Pernambuco (Adagro), dos cerca de dois milhões de litros de leite produzidos diariamente em Pernambuco, pouco mais de 50% são coletados por laticínios registrados. A agência diz ainda que o estado possui 97 estabelecimentos com inscrição no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) implantados e 13 agroindústrias cadastradas no SIF (Serviço de Inspeção Federal), ligado ao Ministério da Agricultura.

Nos últimos dez anos, a bacia leiteira estadual cresceu 173%, com destaque para a microrregião do Vale do Ipanema. De 1999 a 2008, somente o município de Pedra teve um crescimento de 576% nessa produção (segundo o IBGE). O Estado também movimenta aproximadamente R$ 81 milhões por mês com o consumo de leite e os pernambucanos são os maiores consumidores de queijos em comparação a todos os estados do Nordeste, com quase R$ 25 milhões gastos, a cada mês, com a compra do produto.

AGRIAGRESTE – PROGRAMAÇÃO:

DIA 18/04/2012

9h – Abertura;

10h às 12h – Meio Ambiente (Código Florestal e o produtor rural)

Palestrante: Nelson Ananias – Assessor Técnico da Comissão de Meio Ambiente da CNA

12h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Pecuária de Leite (Comercialização do leite: uma visão do que acontece no Brasil)

Palestrante: Rodrigo Alvim – Presidente da Comissão Nacional do Leite da CNA

15h30 às 16h – Coffee break

16h às 17h30 – Turismo Rural (Uma visão do turismo rural)

Palestrante: João Paulo da Silva – Consultor do Ministério do Turismo

DIA 19/04/2012

8h30 às 10h – Pecuária de Leite (O que o produtor pode fazer pela qualidade do leite?)

Palestrante: Alessandro de Sá Guimarães – Pesquisador da Embrapa, Gado de Leite

10h às 10h30 – Coffee break

10h30 às 12h – Pecuária de Leite (Gestão em fazenda de gado leiteiro)

Palestrante: Matheus Ferreira – Consultor Empresarial

12h às 14h – Almoço

14h às 15h30 – Pecuária de Leite (Custos de produção: uma análise)

Palestrante: Lorildo Aldo Stock – Analista da Embrapa, Gado de Leite

Comentários