Ação preventiva garante água para comunidade em tempos de sêca.

A seca que atinge a região já é considerada uma das mais intensas das últimas décadas.

No município de Flores, no Sertão do Estado Pernambucano, uma ação preventiva de iniciativa do Governo Municipal, ainda no mês de fevereiro deste ano, tem minimizado o sofrimento de centenas de agricultores residentes nas localidades rurais de : Caiçara dos Quincas e Fernandes.
A seca que atinge a região sertaneja já é considerada uma das mais intensas das últimas décadas. Segundo levantamento feito pelo UOL, pelo menos 474 municípios, em todo território brasileiro decretaram situação de emergência. Algumas cidades estão sem chuva há três anos.
O prefeito do município, Marconi Santana, empreendeu no inicío do ano, uma ação que hoje, rende seus frutos. A construção de dezenas de barragens em várias localidades rurais do município tira Flores do cenário triste da seca que assola o Pajeú.
Além da contrução de barragens, que estão cheias devido o pouco de chuva que caiu na região, no mês de Fevereiro, o gestor municipal concluiu a perfuração de 95 poços artesianos, com contrução de base elevatória e instalação.
Nossa equipe de reportagem esteve, hoje terça (24), na localidade Caiçara dos Fernandes e dos Quincas, onde amcompanhamos de perto a rotina de algumas donas de casas, que estão agredecidas pela ação preventiva da gestão municipal.
Para elas, não só fosse a água destas barragens, muitos de seus animais já teriam morrido, como também não teriam como cozinhar e ou lavar pratos e peças de roupas, como testemunhou, dona Maria da Conceição.
“Meu filho, uma benção de Deus. Vemos por ai, o sofrimento do povo por falta de água...na televisão muita gente morrende de sede, mas graças ao bom Deus e ao nosso prefeito estamos com água na porta de casa, graças a Deus”, testemunhou.
O prefeito municipal, Marconi Santana, ainda lembra que recentemente lutou pela efetivação do POÇO 5, no Distrito de Fátima, que hoje abastece a sede do município,livrando os moradores de um possível colapso.
“Estamos bastante contente, por vermos que nosso esforço não foi em vão. Enquanto muitos estão sofrendo com falta de água em suas torneiras, estamos com água em abundancia. Isso graças a uma ação conjunta com o Governo de do Estado e dirigentes da Compesa, que de pronto nos atenderam”, lembrou o gestor.

Comentários