SEBRAE Pernambuco.

Tem início em Pernambuco segunda etapa do programa Territórios da Cidadania.

Capacitação dos Agentes de Desenvolvimento, promovida pelo Sebrae em Pernambuco,
começará pelo município de Ouricuri

Tendo como proposta fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento das microempresas e empresas de pequeno porte, o Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania dá início, agora em março, à segunda etapa em Pernambuco. No estado, o programa será desenvolvido em um total de 76 municípios, abrangendo as regiões da Mata Sul, Agreste Meridional, Sertão do Pajeú, Sertão do São Francisco e Sertão do Araripe.

Essa segunda fase do programa no estado terá início pelo município de Ouricuri, entre os dias 26 e 29, e envolverá a capacitação dos Agentes de Desenvolvimento dos territórios do Araripe e São Francisco, bem como dos gestores dos projetos territórios. Nesse sentido, serão realizados seminários e reuniões setoriais, além da articulação com as prefeituras com a proposta de se implementar as ações referentes à Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. No território da Mata Sul, por exemplo, está sendo programadas duas oficinas regionais com os municípios com o objetivo de mobilizar e envolver o maior número de agentes públicos.

Após a região do Sertão do Araripe, a segunda fase do programa será levada para os territórios da Mata Sul, de 16 a 19 de abril; Agreste Meridional, 23 a 26 de abril; e Sertão do Pajeú, 7 a 10 de maio.

Elaborado pelo Governo Federal no ano de 2008, o programa Territórios da Cidadania tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e a universalização de programas básicos de cidadania. Faz isso por meio de uma estratégia de desenvolvimento territorial sustentável em regiões carentes. Atualmente, são 120 os territórios delimitados em todo o País.

O papel do Sebrae na ação é de fomentar o desenvolvimento sustentável, a competitividade e o aperfeiçoamento técnico das microempresas e das empresas de pequeno porte. Tanto nas localidades que já apresentam uma dinâmica socioeconômica favorável como naquelas menos favorecidas. É nesse sentido que foi criado o Programa Nacional Sebrae nos Territórios da Cidadania, cuja atuação se dará por meio do atendimento individual e coletivo setorial e através da construção de um ambiente mais favorável aos pequenos negócios.

A meta do trabalho é ampliar o número de empresas formais atendidas pelo Sebrae nos territórios especificados pelo programa por meio dos produtos e serviços que compõem o portfólio da entidade. Busca ainda fortalecer os setores empresariais que demonstrarem maior competitividade e capacidade de impulsionar o desenvolvimento do território. Outro ponto abrangido pelo programa envolve a articulação de parcerias institucionais e o estímulo à efetivação de políticas públicas a favor das micro e pequenas empresas, como a regulamentação e implementação da Lei Geral.


Empreendedoras já podem se inscrever no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios

Nessa última edição, a empresária pernambucana Bernadete Vieira ganhou troféu de bronze. Em 2012, as Empreendedoras Individuais também poderão concorrer

A empreendedora Bernadete Vieira, do município de Cabrobó, no sertão pernambucano, trouxe para o estado o troféu bronze na categoria Pequenos Negócios, na etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. A empresária, que atua com empresa do comércio varejista Bel Móveis, acredita que este reconhecimento fortalece a empresa, dando mais confiança e segurança. O prêmio foi entregue no último dia 08, data que marca também o início da nova edição do Mulher de Negócios. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto.

Realizado em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Fundação Nacional da Qualidade (FQN) e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW), o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios reconhece o esforço das mulheres que investiram no sonho de ter a própria empresa, além de servir como incentivo ao empreendedorismo feminino.

A novidade na edição deste ano é a inclusão de uma nova categoria. Além dos pequenos negócios e negócios coletivos, a entidade vai premiar as Empreendedoras Individuais. “Mais de dois milhões de brasileiros saíram da informalidade. As principais atividades registradas são ligadas a atividades femininas. As mulheres são mais criativas, mais organizadas, mais dedicadas”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. A presidente da BPW, Sueli Batista, também defende a nova categoria. “Quando se fala em empreendedorismo individual, falamos da inclusão das mulheres ao mercado”.

Para o gestor estadual do Prêmio Mulher de Negócios, Roberto Moreira, o troféu da empresária Bernadete Vieira foi uma conquista importante para mostrar que Pernambuco tem grandes empreendedoras. Segundo ele, a expectativa para a edição de 2012 é aumentar em 50% o número de inscritas no estado com o incremento da nova categoria.

As inscrições são feitas pela internet, nos pontos de atendimento do Sebrae em todo o país ou no endereço www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
SEBRAE EM PERNAMBUCO

Comentários