Pernambuco faz negócios no Panamá.

De hoje até sábado (dias 21 a 24), dez empreendimentos apoiados pelo Sebrae em Pernambuco irão expor seus produtos na maior feira multissetorial panamenha

Mais conhecido pelo famoso canal que corta seu território de um oceano a outro, o Panamá promove, desta terça-feira até sábado (dias 21 a 24), a Expocomer 2012. O evento, maior feira multissetorial da América Latina e Caribe, abrange diversos setores da economia e conta com a presença de um público formado por compradores varejistas, atacadistas, distribuidores, representantes, lojistas e importadores. Já na 31ª edição, a feira terá a participação de 2.500 empresas de 30 países das Américas, Caribe, Europa, Ásia e África e a estimativa de que sejam gerados mais de US$ 25 milhões em negócios.

Entre os países participantes da Expocomer 2012 está o Brasil, que terá um pavilhão exclusivo para expor seus produtos – privilégio conquistado pelo fato de, no ano passado, o país ter sido responsável por mais de 25% de todos os negócios gerados na feira. E dos 630m² destinados ao Brasil, 32m² (adquiridos pelo Governo do Estado por meio da AD/Diper) serão ocupados por dez empresas pernambucanas de setores como moda praia, decoração, calçados, cosméticos e móveis. Em comum a todas elas está a presença do Sebrae em Pernambuco na capacitação e desenvolvimento de seus negócios.

Para o evento, a entidade buscou um consultor internacional do próprio Panamá para dar assistência às empresas locais no que diz respeito à realização de negócios internacionais. O profissional tem ainda a missão de atuar no levantamento de oportunidades de negócios no território panamenho, como as que serão sondadas durante visita programada à zona livre de Colón, a maior zona franca das Américas e segunda maior do mundo em extensão. “O Sebrae é prioritário nessa iniciativa, pois temos que estimular as micro e pequenas empresas, que são justamente o foco da entidade”, afirma o cônsul da República do Panamá em Recife, Saulo Farias Júnior. Pioneira, a missão pernambucana tem ainda o apoio de uma trading participante do Projeto Brasil Trade, da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A iniciativa tem dupla proposta. Além da questão cultural, que busca despertar essas empresas para o mercado internacional, tem-se ainda o objetivo de prospectar negócios durante a viagem, tanto na feira como na visita a Colón. Passado o evento, o Sebrae em Pernambuco, no âmbito do Projeto de Internacionalização de MPE, pretende ainda que essas empresas possam repassar sua experiência para outros empreendimentos locais, trazendo para eles as chances de negócio que podem ser exploradas em território panamenho, segundo a gestora do projeto, Margarida Collier.

“Essas micro e pequenas empresas têm que partir para internacionalizar seus produtos, pois nós conhecemos todas as vantagens que isso oferece. E o Sebrae é importante na preparação delas para o mercado externo porque tem expertise nessa área”, diz o cônsul. Na ação, o Sebrae em Pernambuco conta com a parceria do Consulado do Panamá em Recife e da AD/Diper. Além disso, as empresas participantes da feira fazem parte do Projeto 1ª Exportação, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, e já tiveram a maior parte de seus produtos enviados para a Expocomer via Correios, outro parceiro na iniciativa.

Criada em 1983, quando teve a participação de 140 expositores de apenas três países, a Expocomer já recebeu mais de 600 mil visitantes nas suas quase três décadas de realização. Soma ainda US$ 800 milhões em negócios fechados e a realização de mais de 300 mil contatos entre empresários. Em sua edição 2011, o evento teve a participação de 585 empresas expositoras de 35 países, além da presença de 15.500 visitantes, o que promoveu a geração de negócios da ordem de US$ 150 milhões.

Com um mercado bastante competitivo, o Panamá tem uma economia dolarizada e apoiada em um bem desenvolvido setor de serviços. Setor este que responde por três quartos do Produto Interno Bruto do país. Localizado na América Central Continental, o país tem como capital a cidade do Panamá. É dividido ao meio pelo canal que lhe dá nome, com 82 quilômetros de extensão e ligando o oceano Atlântico ao Pacífico.

Serviço

O quê: Expocomer 2012

Quando: De 21 a 24 de março

Onde: Cidade do Panamá - Panamá

Na internet: www.expocomer.com

Comentários