Emoção x Razão.

Eu acredito que já é ora de dar um basta nas atitudes de algumas lideranças que se intitulam e agem como cristãs evangélicas neste Brasil. Facilmente elas estão persuadindo multidões sofridas, injustiçadas, necessitadas e desamparadas, acrescentado que cada vez mais já acentua desigualdade social. Sentem essa massa sofrida de pessoas, o desengano e as desilusões pelas ações egoísticas, desumanas e perversas dos que só pensam e vivem em torno de si e suas riquezas. Avulta-se este caos social em função da falta do temor de Deus nos corações, que se não houver por parte destes sofridos um refúgio seguro e eficaz, pela genuína ação do Evangelho, e dos evangelizados, vai sem dúvida desencadear e agigantar-se cada vez mais a violência e consigo a impunidade, coisa que infelizmente está se tornando costume em nosso Brasil. É neste cenário deplorável, que vivem muitas criaturas, que buscam embarque no primeiro barco que sair do porto, não importa para onde vai, desde que os leves a outras paragens e descortinem novos horizontes e perspectivas de vida melhor.
Neste cenário propício, aparecem os aproveitadores, oportunistas e espertos de plantão, intitulando-se de grandes ícones evangélicos, auto conceituando-se mestres e doutores em manifestações milagrosas, colocando dúvidas na opinião pública, de que outras lideranças e mesmo liderados já anteriormente aportados e estabelecidos como agentes do Reino de Deus, que têm uma história e legado de realizações inegavelmente comprovados no campo eclesiástico, não merecem a devida credibilidade, pois falharam em suas missões, e com uma falsa argumentação se dizem possuidores de fórmulas mágicas e infalíveis de ação, para solução dos problemas de todos indistintamente, desde que atentem e atendam as regras e requisitos pelos tais alardeados. Propagam em alto e bom som, somo somente eles são enviados, ungidos e possuidores do monopólio milagreiro, pois os outros mensageiros já atuantes na área fracassaram, e são incapazes de serem instrumentos de Deus no socorro a essa gente sofrida. Argumentações de pouca consistência, sem contextualização dos ensinos Sagrados, sem respaldo teológico para suas frágeis manifestações, que só os desconhecedores das verdades bíblicas são convencidos. A bíblia me diz em II Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para correção, para educação na justiça’’, é que nela e tão somente nela, sem exegeses preconceituosas e distorcidas, encontro tudo que é necessário com as devidas clarezas que só o Espírito Santo dar aqueles que com sede nelas se debruçam, na busca das mais puras verdades, orientações, instruções, correções, promessas e tantas outras belas manifestações de cuidados eterno de um Deus que é tão grande e tão belo, no entanto simples para os que Dele buscam socorro nas horas de sofrimento e apreensão.

Ao ler o conceituado site http://www.gospelmais.com.br/, me deparo com esta matéria:
Igreja Mundial lança o “Martelo da Justiça” por doação R$1000 para quebrar os todos seus problemas. Há dias atrás Meias de R$ 153 e por aí vão pseudo-s símbolos colocados como motivadores, e propulsores da fé de alguns, que estão frágeis e debilitados, quase na CTI (Centro de Tratamento Intensivo). Dizem os tais; é dessa, desta ou daquela forma, use a fórmula que a funciona ela é infalível, pois somos os autênticos guardiões das ações divinas, pois para este fim fomos enviados, dizem os tais ‘’profetas’’.

Fico a pensar neste marketing que é muito chamativo e enche os olhos e corações aflitos, perplexos e exauridos na angustiante procura de uma tábua de salvação e iminente solução de seus mais intrigantes problemas. Em alguns suplicantes de socorro para solução de seus problemas, instalou-se o fastio do melhor e maior alimento nutriente da alma humana que é a Palavra de Deus, colocando-lhes em uma situação de inanição e vulnerabilidade espiritual, e ai o primeiro prato que lhes aparece, sem nenhum discernimento de sua procedência, seu conteúdo e efeitos colaterais, de imediato ingerem cônscios de que bons e imediatos resultados terão, e quando caem na realidade às conseqüências são outras, pois não tomaram os devidos cuidados de conhecer sua composição e efeitos, como nos diz a Bíblia Sagrada em
Mateus 22.29: ’’Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus’’, Assim são facilmente levados pelo primeiro atalho que lhes aparece na busca de um socorro, que ''diga-se de passagem'' só o Deus Todo Poderoso pode lhes, dar desde que se perfilem com as condições expressas em sua Palavra.
“Diz-nos no evangelho de João 8.32: ‘‘E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Visualizo no meu pouco entendimento, que conhecer a verdade implícita e explícita dos ensinos Sagrada, é muito simples, a aqueles que dela queiram se apropriar, desde que para tanto, nesta busca de conhecimento de Deus, através da comunhão pela Palavra e oração, que busque como fizeram os Bereanos em Atos ‘’17.11b: “examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” Os buscavam a confirmação, sólida e verdadeira, constatando se aqueles ensinos e instruções eram verdadeiros e confiáveis, para deles tomarem posse e praticá-los. Tinham aquele povo problemas e necessidades como nós hoje em dia temos, sim, lógico em menor proporção é claro, no entanto possuíam a sensatez de procurar discernir se as coisas de fato eram assim ditas pelos discípulos.
Urge que lideranças evangélicas, povo de Deus verdadeiramente conhecedor e praticante dos ensinos sagrados em sua essência, entrem em cena com unção e destemor, rechaçando com a devida autoridade do Senhor atitudes contrarias as instruções bíblicas, pois; Bíblia se completa com Bíblia, livro com livro, texto com contexto, ela não é isolada, para dar respaldo a ensinos heréticos e deturpadores da conduta de fé dos menos estudiosos, que os leva a ignorância lógica e teológica, sendo assim facilmente conduzidos a atitudes e ações, que considero místicas.
Desculpem-me, mais não posso conter-me como um simples cristão, desprovido dos fartos conteúdos teológicos de expoentes eruditos sagrados, que deveriam merecidamente entrar em ação, com manifestações explicativas, esclarecedoras e acima de tudo justificativas, pois temos nos dias atuais em nossas mãos o Livro Sagrado, com as mais profundas modernas e práticas exposições pela instrumentalidade de renomados teólogos e estudiosos, a quem Deus tem dado o dom da ciência da palavra, para nos colocar ao alcance de um melhor entendimento e compreensão dos escritos, haja visto sua complexidade cultural, histórica e política, e sua trajetória de perseguições sofridas pelos algozes inimigos do cristianismo.
Hoje temos o Santo Livro, em diversas e acessíveis linguagens para não termos desculpas de desconhecer suas puras verdades, temos graças a Deus, nesta nação, homens e mulheres devidamente
capacitados e adestrados para essa batalha contra esta avalanche de erros bíblicos, propagados como verdades absolutas. Só resta aos destemidos voluntários, empunhar com audácia a bandeira da fiel expressão do simples e insubstituível Livro Sagrado.
Necessário se faz um despertamento dos santos e escolhidos, que estudam e praticam os verdadeiros ensinos bíblicos, postar-se com firmeza e energia através de todos os meios de comunicação de massas a nós ainda disponíveis nesta terra verdes e amarelos, para colocar com muita clareza as razões e objetivos da missão do Senhor Jesus Cristo no tempo e no espaço. “Alegra-nos profundamente os nossos corações quando lemos em João 10.10 ‘‘O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e tenham em abundância” Precisamos extinguir extirpar pelas verdades eternas, mistificações religiosas, e práticas simbológicas, engendradas de acordo as conveniências deste ou daquele grupo religioso. Que vivam e ajam, pois estamos em um País graças a Deus democrático, de livre expressividade, mais vamos utilizar esta saudável democracia, para plantar a Palavra de Deus em sua plenitude, originalidade e essencialidade.
Autor
Valdison Tourinho
Pastor Radialista

Comentários