Bolsas da Ásia sobem, petróleo dispara com tensão no Irã.

As bolsas de valores da Ásia subiram nesta terça-feira, com o primeiro dia de operações de 2012 na maioria dos mercados trazendo renovado apetite por risco, enquanto os futuros do petróleo nos Estados Unidos saltaram mais de 1,5 por cento, para acima de 100 dólares o barril, devido à escalada das tensões entre o Irã e o Ocidente.

Dados mais fortes que o esperado sobre o setor manufatureiro na China impulsionaram a confiança dos investidores na Ásia, mas a crise de dívida na Europa continuou afetando as perspectivas e derrubou o euro, que lutou para sair da mínima da década ante o iene.

O índice oficial de gerentes de compras da China, que indicou uma leve alta na atividade fabril em dezembro, também ajudou a valorizar o setor de metais industriais, como o cobre, por esperanças de uma maior demanda.

"O PMI da China parece positivo, melhor que o que a maioria das pessoas esperava", disse o economista-chefe da Ásia emergentes para o Barclays Capital, Huang Yiping, em Hong Kong. "Mas a cautela permanece no mercado. A economia da zona do euro está declinando."

O índice MSCI de ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão subia 1,95 por cento às 7h42 (horário de Brasília), com o setor de energia puxando os ganhos diante dos preços do petróleo em alta.

Em Hong Kong, o mercado subiu 2,40 por cento, enquanto na Coreia do Sul o principal índice de ações ganhou 2,69 por cento. O mercado em Cingapura avançou 1,59 por cento, enquanto Sydney teve alta de 1,1 por cento. O principal índice em Taiwan valorizou-se em 1,46 por cento. O mercado de Tóquio não operou por feriado.

Comentários