Vence nesta terça 2ª parcela do licenciamento de veículos com terminações 8, 9 e 0.

Termina nesta terça-feira (26) o prazo para o pagamento da segunda parcela do Licenciamento 2011 para veículos cujos finais de placas são 8, 9 e 0. Os usuários contam com mais de dois mil pontos de atendimento nas agências do Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Caixa Econômica Federal, Itaú, Banco Postal e Casas Lotéricas para efetuar o pagamento do boleto, que foi distribuído desde o início de fevereiro.

Quem não recebeu ou perdeu o boleto pode imprimir guias avulsas no site do Departamento Estadual de Trânsito do Recife (Detran-PE). Já a terceira parcela do débito para essas terminações vence no dia 26 de maio. A quitação completa é fundamental para a emissão do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV), documento de porte obrigatório. O licenciamento é composto do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), taxas, possíveis multas de trânsito e seguro obrigatório (DPVAT).

Os usuários dos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão e Paulista que optarem pelo pagamento em boleto avulso, aqueles impressos pela internet, receberão o CRLV 2011 em sua residência no prazo de 30 dias após a quitação completa do débito. Já os proprietários dos veículos registrados nos demais municípios deverão solicitar o documento na Ciretran Especial ou nos demais pontos de atendimento no prazo de cinco dias após o pagamento.

Empresas com mais de dez veículos devem solicitar a emissão do boleto exclusivamente pela internet. Os CRLVs serão emitidos na sede do Detran. Já nos municípios do interior devem se dirigir às Ciretrans Especiais. O teleatendimento do Detran-PE é 3453-1514.

PRAZOS
Até a liberação do novo documento, os condutores devem circular com CRLV de 2010, porém o prazo-limite para esse porte depende da numeração da placa do veículo. Para as terminações 1, 2, 3 e 4, o prazo é até 30 de junho deste ano; já para as placas com número final de 5, 6 ou 7, o período é até 31 de julho; enquanto para as terminações 8, 9 e 0 a data-limite é 31 de agosto.

Após essas datas, o documento anterior perde a validade. Quem circular com o CRLV 2010 fora do prazo estabelecido estará sob pena de ter o veículo retido até a apresentação do CRLV 2011, e pagamento de multa no valor de R$ 191,54. Além disso, o condutor perderá sete pontos na carteira.

Caso o prazo para o porte do CRLV 2010 esteja próximo de vencer e o proprietário do veículo ainda não tenha o de 2011 em mãos, ele deve se dirigir a um dos pontos de atendimento do Detran-PE para orientação e solicitação do documento deste ano.

Fonte - pe360graus.globo.com

Comentários